Bruno Todero/ON
Será preciso pelo menos mais dois meses de trabalho para que seja concluído o trecho de quase 30 quilômetros da ERS 324, entre Passo Fundo e Marau. A previsão é do escritório regional do Daer. Até ontem, cerca de 60% do projeto de recuperação da rodovia estava concluído, com trabalhos em três frentes, entre eles o trevo do Ricci. Segundo o engenheiro Fabiano de Oliveira Pereira, responsável pelo 6º distrito do Daer, a parte mais complicada do trabalho, que era o nivelamento e a derrubada de árvores do acostamento e o alargamento da pista, está pronta. “O trabalho mais delicado está concluído. Agora o que falta em alguns pontos é a substituição da camada asfáltica e a sinalização dos trechos prontos. Se o tempo colaborar, até final de agosto estaremos com o trecho concluído”, explica Pereira.
Sobre a sinalização, ponto de reclamação de muitos usuários da via, principalmente os que precisam transitar durante a noite, Pereira explica que o consórcio de empresas responsável pelo projeto de revitalização da rodovia inicia hoje a instalação das placas e a pintura da pista, tomando como ponto inicial a curva da localidade de São Luiz da Mortandade.
Ainda segundo Pereira, o trevo do Ricci, que fica no entroncamento da ERS 324 com a avenida Presidente Vargas, vai precisar de cerca de 20 dias de trabalho para ser concluído. O engenheiro explica que o trevo está sendo refeito totalmente, inclusive com a instalação de um sistema de drenagem, que não existia no antigo projeto, para evitar que o local acumule água em períodos de chuva. Além disso, o entroncamento receberá ajardinamento nas laterais.
Já as obras da perimetral Sul, entre o trevo do Ricci e o ginásio Teixeirinha, estão prestes a ser concluídas. Segundo Pereira, falta a pavimentação de pouco mais de um quilômetro, trabalho que deverá ser concluído em uma semana de tempo de bom. O engenheiro revela que o Daer tem feito vistorias diárias nas obras, a fim de fiscalizar a qualidade da massa asfáltica que está sendo utilizada.
Outros trechos em obras
Além do trecho entre Passo Fundo e Marau, a ERS 324 está em obras também entre vila Maria e Casca e entre Passo Fundo e Ronda Alta. Neste último, apenas 15, dos 75 quilômetros, estão prontos, o equivalente a 20%. Começa também, em julho, as obras de recuperação da ERS 129, entre Casca e Guaporé, umas das rotas utilizadas para a ligação com a Serra gaúcha.
ERS 324 60% do trecho concluído
· 1 min de leitura