Hoje é dia de Consulta Popular

Votação acontece em mais de cem pontos da cidade das 8h às 18h e pela internet até as 24h. Eleitores podem votar em quatro demandas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Texto e foto: Daniela Wiethölter/ON

Os eleitores de Passo Fundo e de outros 22 municípios da região do Corede Produção podem hoje, dia 23, participar da Consulta Popular. Promovida pelo governo do Estado, a eleição tem como objetivo elencar as prioridades regionais que serão incluídas no Orçamento estadual do ano que vem.

Nessa terça-feira, os voluntários iniciaram o trabalho de organização da votação. No auditório do Notre Dame, presidentes de associações de moradores, professores, servidores públicos e voluntários buscaram as urnas e as cédulas de votação.

Segundo o presidente do Comude, Antonio Espíndola, ontem foram distribuídas cerca de cem urnas, que hoje estarão espalhadas pela cidade para facilitar a votação. Segundo o presidente, algumas urnas serão itinerantes, buscando votos nas principais ruas da cidade, como nas praças Marechal Floriano e Ernesto Tochetto e na Av. Brasil, próximo ao Bela Città. Escolas, órgãos públicos, unidades básicas de saúde, hospitais, empresas, sindicatos, prefeitura, Câmara de Vereadores e supermercados também terão postos de votação.

Consulta Popular 2010/11
Dia: 23 de junho
Horário da votação nas urnas: 8h às 18h
Votação pela internet: www.sri.rs.gov.br e www.consultapopular.rs.gov.br, das 8h às 24h
Documentos necessários: título de eleitor e carteira de identidade
Resultado final: a partir de 25 de junho


Cédula de votação
O eleitor deve escolher quatro demandas. Confira abaixo as propostas que podem beneficiar nossa região

Mais demandas
Para auxiliar os eleitores na escolha das demandas, desde a segunda-feira ON apresenta as reivindicações propostas na cédula de votação. Hoje concluímos a descrição, com mais três demandas.

Habitação
Demanda de número 10 da Consulta Popular, a construção de unidades habitacionais solucionaria o problema de falta de moradia de 50 famílias. Segundo o secretário de Habitação, Clademir Daron, o cadastro do município apresenta um déficit de 5 mil moradias novas, além das pessoas que procuram a secretaria para reformas ou ampliações. "Todo recurso que vier para habitação é importante. Se forem 50 unidades, ainda que insuficientes para a nossa demanda total, mas com a contrapartida que os municípios terão que colocar, significa dizer que 50 famílias a menos terão o problema da falta de moradia", salienta Daron.

Centro de convivência
Pela segunda vez na pauta das demandas, a construção de centros de convivência para o idoso tem caráter regional. A ideia é viabilizar a implantação de sete centros nas cidades em que a demanda tiver o maior número de votos. "O centro de convivência é como se fosse uma creche para a terceira idade. É um espaço em que poderão fazer confraternização, conversar, jogar cartas, tricotar, enfim um espaço para eles passarem o dia", conta Vagner Miranda, presidente do Comude de Casca, de onde partiu a demanda regional.
No ano passado, a construção dos centros já estava em votação, mas disputava os votos com o centro de referência da criança e adolescente, que foi mais votado, "mas este ano ficou sozinho e deve ser contemplado", completa Miranda.

Unidade de Saúde
Fazem parte das prioridades apontadas para votação na Consulta Popular dois pontos que contemplam a área da saúde. Uma delas é a construção e ampliação de unidades básicas de saúde e a outra é a compra de equipamentos para unidade hospitalar. A sugestão das demandas partiu da União das Associações de Moradores de Passo Fundo e, se contemplada, trará a melhora no atendimento realizado nos bairros, principalmente, uma vez que é crescente a procura por atendimento nas unidades básicas de saúde.

Gostou? Compartilhe