Glenda Mendes/ON
Um projeto de ampliação do espaço físico hoje existente no Hospital Dia está para ser aprovado pelos órgãos competentes do governo do estado. Uma vez aprovado, ele possibilitará uma melhoria no atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais da instituição. Segundo Mara Dill, representante da Vigilância Sanitária do município, o projeto havia retornado do governo do estado para algumas alterações e adequações, o que já foi feito. Com isso, o projeto retornou à análise em Porto Alegre e deve chegar ao município em poucos dias.
Com isso, será dado início à obra que prevê a ampliação das salas e melhorias. No projeto estão previstos a ampliação da atual área e modernização dos consultórios, que também ficarão mais amplos. A humanização tanto da estrutura física quanto do atendimento, com consultórios, equipamentos e ampliação do espaço específico para o pessoal da enfermagem é o objetivo da obra.
A ideia é que o ambulatório e o hospital permaneçam no mesmo endereço que ocupam hoje, junto ao Hospital Municipal, porém em espaço ampliado. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo município, mas precisa ser aprovado e licenciado pelo órgão estadual. Os recursos são do governo federal, que estão disponíveis para ampliação e reforma de serviços de DST/Aids e Hospitais Dia.
Serviço
No Hospital Dia, os pacientes com HIV/AIDS serão encaminhados pelos médicos do ambulatório municipal de DST/AIDS para procedimentos ambulatoriais. Existe uma sala onde os pacientes recebem medicamentos endovenais, prescritos pelo seu médico. O Hospital Dia e o Ambulatório DST/Aids, onde também é realizada a coleta de material para a testagem do HIV funcionam junto ao Hospital Municipal, com entrada na rua Alcides Moura, 100. Os telefones de contato são (54) 3313 8766 e (54) 3311 1225.