Brigada Militar encerra curso de doma

Policiais militares foram treinados para domar nova geração de cavalos que será utilizada no policiamento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Policiais militares do 3° RPMon (Regimento de Polícia Montada) do Planalto Médio encerraram na manhã de ontem um curso de doma racional. Os ginetes selecionados do Pelotão Hipo serão responsáveis pela doma da nova geração de cavalos que será utilizada para policiamento. O curso de oito dias contou também com a participação de civis. O treinamento foi realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O instrutor do Senar responsável pelo curso, Júlio Cesar Rodrigues, explica que o curso de doma racional é desenvolvido em oito dias. Os alunos são treinados para domar cavalos xucros. "Em oito dias não se doma o cavalo, doma-se o homem para ele sair da mentalidade de que o cavalo é um animal selvagem, de que é preciso bater nele. Hoje os cavalos têm muito valor agregado, eles empregam muita gente direta e indiretamente", considera. Segundo ele, por essa razão, os animais têm de ser domados com calma. "Para o cavalo, o homem é um predador, você tem de provar o contrário e passar confiança para o animal. Nosso objetivo é a integração total e de respeito mútuo entre o cavalo e o homem", destaca. Para realizar esse curso é preciso ter no mínimo 18 anos. Participaram do treinamento 13 pessoas, entre policiais militares e civis.

Conforme major Adair Zanotelli, comandante do 3°RPMon, o objetivo do curso é o amansamento e a doma dos animais da Brigada Militar. "Eles estão completando três anos e queremos inseri-los no policiamento montado. Após os policiais militares terem completado o curso, eles recebem o conhecimento do que é importante para formar o conjunto e ter harmonia entre homem e cavalo", justifica. Além do conhecimento teórico, o curso proporciona a prática da doma. O major destaca que os policiais escolhidos são os melhores ginetes do pelotão.

Gostou? Compartilhe