Glenda Mendes/ON
O dia de sol e calor da quinta-feira só de longe lembrava que no calendário a estação é o inverno. Olhando para o termômetro, então, dava para ter certeza do calor: 26ºC, às 14h30. Desde o dia 2 de maio que não havia temperatura tão alta, fazendo com que a tarde de ontem (24) fosse a mais quente do inverno e do mês de junho até então.
O Dia de São João Batista teve temperatura típica de veranico. "Temperatura próxima à de hoje (24) ocorreu somente em 2 de maio, quando a máxima foi de 24ºC. O que tivemos hoje foi temperatura típica de um veranico que praticamente não ocorreu no outono, mas foi ocorrer no inverno", destaca o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio.
Até o dia 30 de junho o frio deve ficar longe da região Norte do Estado. "A tendência até dia 30 é que o frio dê uma trégua. É possível até dizer que o veranico de maio está acontecendo no final de junho", comenta Sampaio. De acordo com ele, o clima ameno está acontecendo devido aos ventos que mudaram de quadrante sul para quadrante norte, "trazendo o calor do centro do país em direção ao sul", explica. Com isso, a quinta-feira foi de mínima de 10,5ºC e máxima de 26ºC.
Previsão
A sexta-feira (25) deve começar com céu limpo, mas aumenta a nebulosidade ao longo do dia. A mínima não deve ser inferior a 12ºC. "Devido à alta nebulosidade, associada à alta umidade, a temperatura máxima deve ficar entre 16ºC a 18ºC. Não teremos o calor que tivemos na quinta-feira", completa Sampaio. E o aumento de nebulosidade poderá resultar em chuva fraca e de rápida passagem durante o dia.
A temperatura volta a entrar em elevação no sábado (26), "quando o dia deve começar ainda com chuva fraca, encoberto ou com formação de nevoeiro", destaca Sampaio. A temperatura máxima pode voltar aos 26ºC e a mínima não baixa dos 14ºC.
O domingo (27) será dia para descanso e chimarrão na praça, pois a chuva não deve aparecer e as temperaturas tendem a ser elevadas. "O dia vai começar claro passando a parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 26ºC", projeta Sampaio.
A segunda-feira (28) segue a tendência do domingo. "A diferença é que a mínima pode ficar um pouquinho mais baixa, em torno de 11ºC, mas a máxima pode chegar aos 25ºC", completa o observador.
De acordo com Sampaio, são essas as condições meteorológicas que devem permanecer até início de julho, "temperaturas amenas, principalmente à tarde. Claro que à noite e pela manhã, as temperaturas de 11ºC, 12ºC fazem com que seja necessário usar um agasalho", salienta.
Chuva
A média de chuvas no mês de junho é de 129,4 milímetros. Até agora, já choveu 9% acima da média, com 141,5 milímetros registrados no município. Segundo Sampaio, o mês de junho é o segundo este ano em que a chuva fica acima da média. Realidade semelhante aconteceu no mês de abril, quando choveu 83% acima da média de 118,2 milímetros. Em abril, o registro de chuvas foi de 216 milímetros.
Calor de verão em pleno inverno
· 2 min de leitura