Campanha de agasalhos para os indígenas

Funasa está recebendo roupas, calçados e cobertores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Das diversas campanhas de recolhimento de agasalhos que são realizadas todos os invernos, pelo menos uma terá a total destinação dos donativos para os povos indígenas do Rio Grande do Sul. Desde que os dias mais frios chegaram ao Estado, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) está realizando uma campanha para arrecadação de roupas, calçados e cobertores. Até o final do mês de julho, as doações podem ser feitas na rua Saldanha Marinho, 518, edifício Ernesto Formigheri.

As peças que já foram recebidas estão sendo distribuídas aos povos indígenas caingangues, guaranis e charruas. Segundo a Funasa, no Rio Grande do Sul são 19.546 índios dessas três etnias, distribuídos em 105 aldeias e acampamentos em 44 municípios.

O que doar

A população interessada em contribuir poderá doar roupas, calçados e cobertores. Segundo a servidora Rosangela Silva, responsável pela distribuição dos agasalhos, toda ajuda é bem-vinda, mas as prioridades são roupas para crianças, de um a 12 anos, e cobertores.

Resultados
De acordo com dados da fundação, ações como essa já demonstram resultados. Isso porque a atenção voltada à saúde da população indígena contribuiu com a redução da mortalidade infantil. Em 2003, a taxa era de 99 óbitos para cada mil nascidos vivos. Em 2009 a taxa caiu para 26 óbitos para cada mil nascimentos.

Serviço
As doações podem ser entregues no seguinte endereço: rua Saldanha Marinho, 518. Edifício Ernesto Formigheri, Centro. O telefone para contato é o 3584 1475.

Gostou? Compartilhe