Daniela Wiethölter/ON
Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. Esse é o principal objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pelo Ministério da Educação e que na próxima semana será oficialmente implantado em 19 escolas da rede municipal de ensino. Através de atividades no contraturno, os alunos, especialmente aqueles em vulnerabilidade social e defasagem idade/série, vão participar de oficinas esportivas, culturais e recreativas. Além disso, a idéia é aproximar os estudantes da comunidade. Segundo a secretária de educação, Vera Vieira, o programa prevê uma maior integração entre empresários e a comunidade escolar. “Queremos incentivar os empresários a convidar os alunos a conhecer as empresas e, assim incentivá-los a estudar pensando em um futuro melhor”, disse.
Em Passo Fundo, 19 escolas municipais foram contempladas com o novo projeto. No total, mais de dois mil alunos terão acesso às atividades no contraturno. Cada uma dessas escolas deve oferecer aos alunos entre três e seis atividades nas áreas de esportes, cultura e arte, educação ambiental, direitos humanos, acompanhamento pedagógico, inclusão digital, entre outras. “A proposta é reduzir a evasão escolar, a repetência e as distorções de idade-série dos estudantes do Ensino Fundamental”, reforça.
Vivendo em vilas onde a violência e profissões marginalizadas estão mais presentes, os alunos da Fundação Educacional (Escola do Hoje), estão entre os primeiros beneficiados no novo projeto do município. Atualmente, cerca de cem alunos já participam das atividades em tempo integral, oferecido pela secretaria municipal de saúde, mas com o Mais Educação, outros cem serão inseridos em uma nova perspectiva de educação. “As crianças vivem num mundo tão pequeno, que o simples fato de sair do seu bairro, tem um significado muito maior, porque para eles, é um outro mundo”, explica a diretora da escola, Marta Henkes.
As atividades na escola devem iniciar logo após o lançamento oficial do programa, dia 29 de junho. O governo federal financia o material, a ajuda de custo para os oficineiros, que são profissionais da rede e estudantes universitários voluntários, e ainda uma verba mensal para subsidiar os passeios e atividades fora da escola. Serão oferecidas oficinas de grafitagem, dança, teatro, percussão, rádio escolar e letramento.
A rádio escolar, que será implantada na escola, será uma oportunidade para a aluna Elisabete Maciel, de nove anos, que sonha em ser jornalista. “É muito melhor a gente estudar, conhecer novas coisas do que ficar só na rua sem fazer nada”, disse a aluna do 4º ano. O colega, Diego Rosário, de oito anos, espera aprender como é o processo de criação das notícias do rádio, que ele revela ouvir em casa com a família. “Quero saber como são feitas as notícias sobre os jogos, acidentes e também entrevistar pessoas importantes e artistas”, disse.
Lançamento
O Programa Mais Educação do Governo Federal será lançado no final do mês em Passo Fundo, quando acontece um seminário para toda a rede escolar.
No dia 29, haverá relatos de experiências de escolarização de outros municípios do país, já inseridos no programa e no dia seguinte (30), no plenário da Câmara Municipal, acontece o lançamento oficial, com a presença da coordenadora do programa no Brasil, professora Jaqueline Moll, representando o MEC.
Gincana ON: O Nacional promove visita de alunos
Para comemorar os 85 anos do O Nacional, funcionários do jornal participam desde o início do mês de junho, de uma gincana coorporativa. Os objetivos da atividade são promover a integração entre os colaboradores, exercitar valores e praticar posturas e processos da empresa e, ainda, celebrar o aniversário do Jornal, através de tarefas alusivas a história do ON.
A equipe azul, por exemplo, foi desafiada a promover uma ação social, atividade que foi realizada na última semana com os alunos da Escola do Hoje. “Estamos abrindo as portas da empresa para que os alunos conheçam uma realidade diferente do que eles vivem”, explicou a executiva de contas Priscila Tibola.
A diretora da escola falou que a atividade promovida pelo ON é um exemplo de atitude que o Programa Mais Educação procura incentivar. “A visita foi uma oportunidade de mostrar para os nossos alunos que existe uma realidade diferente daquela vivenciada no seu bairro, na sua casa. Aqui no Jornal eles conheceram uma profissão e novas perspectivas para o seu futuro”, disse a professora.
Segundo a líder da equipe, Greice Parnow, secretária do jornal, a tarefa foi realizada em diversas frentes. Na segunda-feira (19), um grupo de alunos da escola recebeu 15 jornais da edição comemorativa do aniversário do ON, publicada no último final de semana. A proposta era incentivá-los a criar um texto referente a reportagem que mais lhe chamou a atenção. Na ocasião, a repórter, Daniela Wiethölter, passou dicas de como são elaboradas as notícias que são publicadas no ON.
Na quinta-feira (24), os alunos Suelen Goulart, Caroline Cametin, Cassiane Hoppe, Dienifer Goulart, Ariel Goulart, Luan Sygel, Eduarda da Costa e Jenifer Gonçalves, acompanhados do professor Osni da Rosa, conheceram as dependências da empresa.
A visita contou com a participação dos integrantes da equipe azul e de outras equipes, que demonstraram os setores da empresa. O colunista de ON, Volmar Santos, que é funcionário do jornal há mais de 20 anos, explicou sobre a importância do seu trabalho e como ele é realizado. A estagiária da redação, Bruna Todescato, falou sobre o site do jornal e como acontece a postagem das notícias.
A gerente de circulação, Simone Aita, falou sobre a abrangência e o crescimento do jornal e logo após, os entregadores, Sírio da Silva e Dierqueson dos Passos, comentaram como acontece a entrega dos jornais durante as madrugadas.
Após, o grupo de alunos visitou os setores da empresa. Na redação, diagramação e na gráfica, eles conheceram as etapas de criação do jornal.
Caroline ficou impressionada com a gráfica: “eu não tinha idéia de como dá trabalho fazer um jornal”. Jenifer, complementou: “Eu achava que era só pesquisar na internet e o jornal já ficava pronto”. Mas o que mais chamou atenção dos visitantes foi o processo de impressão do jornal. “As páginas saem coloridas, com tantas fotos e com notícias importantes”, disse Suelen.
Visões sobre o ON
“A importância do Jornal para as pessoas, é que se não tivesse o jornal, nós não saberíamos sobre as notícias da cidade, acidentes, assassinatos e esportes... É preciso ficar antenado nas notícias...”.
Luan Gabriel Sygel, 12 anos, aluno do 5º ano
“O jornal têm notícias sobre esporte, polícia, crime, tragédias, saúde, educação, curiosidades, horóscopo, modas etc. tudo isso serve para as pessoas verem e lerem sobre o que está acontecendo na cidade e também para trazer conhecimento”.
Suelen Kappes Goulart, 12 anos, aluna da 5º ano
“O Jornal Nacional cobriu passo a passo as investigações deixando a população ciente dos fatos...É por isso que a imprensa é tão importante”.
Jenifer Eduarda Gonçalves, 11 anos, aluna da 5º ano
“O Nacional traz muitas noticias, sobre roubos, assaltos, mortes, e ate mesmo a epidemia do crack”.
Cassiane Hoppe, 11 anos, aluna do 6º ano
“Parabéns pelos seus 85 anos de vitoria e conquistas. Eu fiquei muito feliz de poder visitar a empresa O Nacional e também gostei de conhecer todos os funcionários”.
Caroline Almeida Cametin, 12 anos, aluna do 6º ano
“Estes 85 anos do jornal são muito importantes para todos os jornalistas principalmente para Volmar Santos”.
Eduarda de Matos da Costa, 11 anos, aluna do 6º ano