Daniela Wiethölter/ON
Passo Fundo ultrapassou a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo para a estratégia de imunização contra a gripe H1N1. Até o dia 19, foram vacinadas 127.437 pessoas, quase 37 mil a mais que a estimativa inicial do Ministério da Saúde. A cobertura contra a doença em Passo Fundo, segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, foi superior ao realizado em outros municípios do país. "Tivemos uma grande procura, acreditamos que devido à epidemia que atingiu a cidade no ano passado", explicou.
Um reforço excepcional 20 mil vacinas, enviado pelo Ministério da Saúde após meses de reivindicação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe, também foi importante para ampliar a cobertura. Com essas doses, a vacinação foi estendida às crianças e adolescentes até os 19 anos, que em outros municípios do país não foram beneficiados. As pessoas acima dos 40 anos também receberam a vacina com esse novo lote.
Entre os grupos prioritários, foram vacinados 6.045 trabalhadores em saúde, 1.767 gestantes, 4.406 crianças, 29.651 adultos entre 20 e 29 anos e 22.561 adultos entre 39 e 39 anos. A maior procura ficou entre os doentes crônicos, que totalizaram mais de 63 mil doses. Segundo a coordenadora, a meta atingiu mais de 300% do esperado nesse grupo, além das crianças acima dos cinco anos, adolescentes até 19 anos e ainda as pessoas acima dos 40 anos que foram cadastradas nesse grupo, já que o cadastro das imunizações não tem uma opção para essas faixas etárias.
A vacinação continua ainda para as crianças até nove anos de idade que já tomaram a primeira dose, mas que ainda precisam receber o reforço da vacina. Para receber a segunda dose, as crianças devem comparecer a uma das 33 salas de vacinação do município. A apresentação da carteira de vacinação é obrigatória.