Plantio de árvores fez parte de atividade da gincana ON

Equipe amarela plantou espécies nativas e frutíferas às margens do rio Passo Fundo dentro de uma proposta de recomposição do processo de recuperação do local

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Pitangueira, sete-capote, uvaí e aroeira vermelha foram as espécies plantadas nesse sábado (26) pela equipe amarela, que disputa a gincana interna de O Nacional, em comemoração aos 85 anos do jornal. Com a participação de membros do Gesp (Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas), a equipe cumpriu a tarefa de responsabilidade social dada pela comissão organizadora.
O local indicado pelo Gesp foi às margens do rio Passo Fundo, nos fundos da prefeitura. O reflorestamento é essencial para preservar as espécies nativas e evitar o assoreamento das margens. Há dez anos o Gesp na recuperação desse trecho do rio e há seis a rádio Planalto promoveu no local uma ação importante de plantio de espécies nativas.

A equipe amarela de O Nacional plantou seis mudas de árvores, algumas frutíferas, como parte da recomposição do reflorestamento e se comprometeu em monitorar o local até que as mudas desenvolvam. As espécies frutíferas, conhecidas por ave-fauna têm um papel preponderante na recuperação de áreas como essa, pois atraem aves de todas as espécies que fazem o processo natural de plantio das mudas, levando as sementes de um lado para outro.

O coordenador do Gesp, Paulo Cornélio, disse que o grupo ficou satisfeito com a iniciativa de ON e espera outras ações em parceria. Além de Paulo, integraram a atividade os biólogos Leonardo Silva, Leonardo De Marchi e Adriana Deon. A equipe amarela também teve o apoio de familiares para cumprir a tarefa.

Gostou? Compartilhe