Redação/ON
Desde o final do ano passado existe a expectativa para a implantação do novo sistema de coleta e destinação final do lixo de Passo Fundo. A idéia lançada ainda em 2009 prevê a contratação de contêineres para que o lixo seja armazenado já separado em seco e orgânico. Dessa forma, o seco servirá de matéria-prima para o trabalho realizado em galpões de recicladores, reduzindo a quantidade de material destinado ao aterro.
Porém, depois da abertura dos envelopes, realizada em novembro do ano passado, a licitação foi suspensa e um novo processo precisou ser iniciado, com a revisão de alguns itens. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves, ainda esta semana a Comissão de Licitação e Contratos deverá publicar o processo que trata da contratação de 700 contêineres, sendo 350 destinados ao lixo seco e outros 350 destinados ao lixo orgânico. Entretanto, a parte que trata da coleta e destinação final do lixo ainda precisa de alguns ajustes, o que deve demandar mais de uma semana de trabalho.
O novo processo, porém, aumentou as exigências para as empresas que quiserem se candidatar. De acordo com Alves, o número de containeres, que era de 400 na licitação anterior, aumentou para 700. O número de caminhões também foi aumentado. A nova licitação prevê oito caminhões compactadores e dois caminhões baús, que são os que fazem a coleta do lixo reciclável.
Além da licitação, outras novidades devem ser implantadas. Uma delas é o convênio assinado entre a prefeitura, o projeto TransformAção e a Associação de Recicladores do Parque Boa Vista (Recibela). Com isso, serão os 53 associados que ficarão responsáveis pela triagem do lixo na esteira do aterro sanitário.
Um dos objetivos com este convênio é a redução dos gastos com a destinação final do lixo, uma vez que o município terá um custo cobrado por tonelada. Além disso, aumenta a vida útil das células do aterro sanitário, que deixará de receber, diariamente, toneladas de lixo que poderá ser reaproveitado pelos recicladores, além de gerar renda a partir da venda do material.