Não jogue o óleo de cozinha pelo ralo

A equipe laranja da gincana interna de O Nacional firmou parceria com a Associação dos Amigos do Meio Ambiente para implantar pontos de coleta de óleo de cozinha na cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

A equipe laranja, que participa da gincana interna de ON, firmou ontem uma parceria com a AAMA (Associação dos Amigos do Meio Ambiente) para incentivar a população a coletar e doar o óleo de cozinha usado. Uma ação que pretende contribuir com a preservação do meio ambiente e ajudar famílias carentes que fazem parte da associação a aumentar a renda com a venda do óleo usado para usinas de biodiesel. Os pontos de coleta seriam implantados nos condomínios do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) da Caixa Econômica Federal. São cinco empreendimentos desse porte na cidade, totalizando 920 unidades habitacionais.

O projeto prevê a instalação de ponto de coleta no PAR da Vera Cruz e está aguardando apenas a autorização da Caixa Econômica Federal e da administradora responsável pelo condomínio. À medida que o projeto é desenvolvido, os outros empreendimentos serão atendidos. ON também contará com um ponto, no qual os mais de 89 funcionários poderão trazer de casa o óleo de cozinha para o descarte adequado.

O óleo coletado nestes locais será doado ao galpão de reciclagem da AAMA, localizado na Vila Popular. A associação é formada por famílias carentes que com o material doado - óleo, papel, vidro, ferro e alumínio - consegue aumentar a renda. O óleo é vendido para usinas de biodiesel e uma parte é utilizada para a fabricação de sabão.

Cinco mulheres trabalham diariamente na associação para fazer o trabalho de separação e reciclagem. No momento, a doação de materiais recicláveis está baixa. Janete de Fátima Leite disse que o empenho da comunidade em colaborar com a AAMA é essencial para o trabalho deles. "Tenho quatro filhos e o salário do marido não é o bastante. A maior parte da renda da minha família vem daqui", disse Janete.

Você também pode colaborar
Os recipientes são disponibilizados pela AAMA e, quando cheios, basta ligar que a associação os recolhe. Os interessados em implantar o projeto e ajudar a AAMA a coletar o óleo podem ligar para o telefone 8146 7672.

Não despeje o óleo pelo ralo

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. Se for para a rede de esgoto, o óleo também encarece o tratamento dos resíduos em 45%.

Gostou? Compartilhe