O município lança hoje o programa do governo federal, Mais Educação, em Passo Fundo. O projeto será realizado em parceria com 19 escolas municipais de ensino fundamental e atenderá aproximadamente 2 mil alunos a partir do mês de julho.
Para marcar o início das atividades, cerca de 120 pessoas, entre coordenadores e gestores da rede e ainda monitores do programa participam desde ontem de uma série de debates e palestras sobre o programa. As atividades têm continuidade durante o dia de hoje, com o lançamento institucional e palestra com a coordenadora nacional do programa, Jaqueline Mohl.
Segundo a secretária de Educação, Vera Vieira, as escolas atendidas oferecem jornada integral, com atividades no contraturno na unidade escolar ou em outro espaço socioeducativo, como empresas, instituições de ensino, clubes e entidades. Cada escola participante terá de quatro a sete turmas, totalizando sete horas diárias de aulas. "Cada escola teve liberdade para escolher as oficinas de acordo com as preferências dos alunos e os objetivos da escola", explicou Vera. As áreas ofertadas são meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos e cidadania, cultura e artes, inclusão digital, saúde, alimentação e prevenção.
Além de melhorar a aprendizagem dos alunos, o programa também visa diminuir as desigualdades educacionais. Os alunos que integram as atividades foram selecionados a partir das suas condições de moradia, financeira e de risco à violência. "São alunos que precisam de uma atenção maior para evitar que entrem no mundo do crime", explica a professora da Escola do Hoje, Marta Henkes.
Após a abertura do evento, ocorre uma palestra sobre as Perspectivas da educação integral no Brasil; no turno da tarde acontecem debates sobre as oficinas. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir as 8h30.