Prefeitura lança Programa Mais Educação para fortalecer escolas

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O Programa Mais Educação foi oficialmente implantado em Passo Fundo ontem de manhã, em solenidade na Câmara de Vereadores. Com objetivo de melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento do tempo escolar, essa ação oferecerá atividades no contraturno em 19 escolas municipais de ensino fundamental.  Mais de 2 mil alunos serão beneficiados.
O secretário de Planejamento e vice-prefeito Rene Cecconello, que representou o prefeito Airton Dipp, que estava em compromisso na capital, destacou que o objetivo é expandir esse programa gradativamente para as demais escolas ‘à passos largos’. “Uma criança numa escola, com um ambiente sadio e com regras, trará à médio e longo prazo um resultado fantástico”, disse ele. Cecconello frisou ainda que a administração investe 35% de seu orçamento em Educação, enquanto a constituição federal determina 25%. “Essa é a política em que acreditamos”, disse.
O vice-prefeito fez questão de ressaltar que na semana passada o prefeito Dipp autorizou a licitação para revitalização e restauração da antiga Escola Municipal Padre Antônio Vieira, conhecida como “Brizoleta”, na localidade de Nossa Senhora da Paz. “Esse patrimônio nos honra e dá a dimensão clara da importância da Educação”, concluiu. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, resgatou que no primeiro mandato do prefeito Dipp, em 1989, foi efetivado o projeto da Escola em Tempo integral, e que na sua volta, no ano de 2005, o programa foi reativado. “Seis escolas já oferecem a modalidade da Escola em Tempo Integral desde 2006, sendo que destas, quatro passam a integrar as 19 do Mais Educação, o que chagará ao numero de 21 escolas municipais com atividades no contra-turno”, explicou.
De acordo com a consultora técnica da Unesco, Eliane Calovic Fonini,  é importante agregar todos os poderes nesse processo de implantação do programa, sendo que a comunidade também deve ser envolvida. “Não podemos esperar mais nada. Que maravilha é para um pai ele sair de casa para trabalhar, e saber que seu filho vai estudar durante sete horas na escola”, disse. Já a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Passo Fundo, Ana Cristina Cirne, disse que vê com muita expectativa a implantação desse projeto em Passo Fundo: “sabemos da necessidade de um olhar diferenciado em nossas crianças”, disse ela. Representando o Legislativo, o vereador José Eurides, exaltou que a Câmara é parceira, destacando a visão da atual administração no que se refere à uma boa Educação.

O Mais Educação

A secretária Vera reiterou que esse programa, que será oferecido em parceria com o Governo Federal, é uma iniciativa que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, em consonância com o projeto pedagógico da escola. No Mais Educação serão oferecidas ações que variam desde o acompanhamento pedagógico, à atividades culturais, artísticas e esportivas, além de atividades de promoção aos direitos humanos e meio ambiente. Aulas de inclusão digital, sexualidade e saúde também fazem parte do projeto.
Vera disse que cada escola participante terá de quatro a sete turmas com aulas no contra-turno. “As escolas escolheram as oficinas de acordo com o perfil de suas comunidades, somado às dificuldades e anseios dos alunos”, disse ela. Após isso, a Coordenadoria de Educação da secretaria analisou as escolhas  encaminhando um projeto ao MEC para aprovação. “O Ministério vai mandar os recursos para cada escola, com um kit de matérias já descriminado para compra, objetivando facilitar o trabalho. Para essas aquisições os educandários deverão apresentar três orçamentos”, disse.
Atualmente são beneficiados com o atendimento em tempo integral 508 alunos do ensino fundamental, que segundo acompanhamento da Secretaria de Educação, apresentaram melhorias significativas no aproveitamento escolar. Sendo que com a adesão ao Programa Mais Educação neste ano, a administração vai passar à atender 2600 alunos no contra-turno. Essas atividades do contra-turno serão desenvolvidas por monitores voluntários, preferencialmente universitários, de formação nas áreas de desenvolvimento das atividades, ou com habilidades específicas.

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