Fixar os conteúdos estudados em sala de aula, refletir sobre a preservação da biodiversidade e ampliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Organologia Vegetal. Estes foram os propósitos que levaram os acadêmicos do primeiro nível do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) irem a campo fotografar os órgãos vegetais, a exemplo dos caules, folhas e flores. Os trabalhos estão expostos no saguão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e permanecem durante toda a semana.
A atividade, que envolveu mais de 40 estudantes, contou com a orientação das professoras Cerci Maria Carneiro e Simone Basso. “Este trabalho também serviu para despertar a observação, que na profissão de biólogo ela é fundamental, bem como saber fotografar e analisar o material. Além disso, é um estímulo para que eles comecem a se interessar pela pesquisa”, explica Cerci.
A acadêmica Camila Dal Piva Sgarbi, que fotografou, entre outras flores, a dália, acredita que o trabalho foi válido para que eles pudessem conhecer melhor os vegetais. “Às vezes a gente não vê os detalhes das flores. Há partes pequenas, tão bonitas e interessantes que geralmente não notamos e na fotografia é possível observá-las. Com este trabalho pudemos conhecer melhor e de perto o que aprendemos nas aulas”, comenta Camila.
Fotografias sobre órgãos vegetais
· 1 min de leitura