Colaboradores de O Nacional são doadores de medula

Equipe roxa mobilizou colaboradores do jornal a participar da coleta de amostras de sangue para o Redome

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daiane Colla/ON

Funcionários do Hemopasso estiveram na tarde de terça-feira (29) na sede de O Nacional coletando amostras de sangue para compor o banco do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). A ação foi desenvolvida pela equipe roxa da gincana ON e integra as comemorações dos 85 anos do jornal. Foram coletadas 30 amostras entre os funcionários. A atividade foi desenvolvida pela equipe roxa, mas todos os colaboradores de ON estiveram envolvidos. O Hemopasso recebe em média, oito novos doadores de medula por dia.

Os 5 ml de sangue coletados passarão por análise e as informações serão disponibilizadas no Redome. Os dados genéticos de cada doador serão cruzados com pessoas que necessitam de doação de medula. Caso haja compatibilidade, o possível doador é chamado para novos testes. Se a compatibilidade for comprovada, é realizada a doação da medula.
A ação foi parabenizada pelo diretor do Hemopasso, Alex Necker. "Estar captando 600 novos doadores todo o mês não é fácil. São contribuições como essas que acabam auxiliando isso. Sempre que recebemos iniciativas de alguém para doação, ressaltamos essa ação, que é fundamental para o nosso serviço, pois nos possibilita em pouco tempo estar captando um número grande de doadores", destacou.

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), autor da Lei Pietro, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, também parabenizou a ação. "Maravilha ver colaboradores do jornal O Nacional cadastrando-se como doadores de medula. Belo exemplo a ser seguido", disse o deputado no twitter.

Seja um doador de medula

Para ser um doador de medula basta ir até o Hemopasso, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 para retirar 5 ml de sangue.

Gostou? Compartilhe