Redação ON
Depois de quase um ano convivendo com poucas lâmpadas em funcionamento nas salas de aula, os alunos da escola Monte Castelo agora estão prestes a voltar a ter iluminação adequada. A obra de reforma total da fiação, que vinha sendo esperada há quase um ano, deve começar entre hoje segunda-feira (5).
De acordo com Janett Zibetti, diretora da escola, os engenheiros responsáveis pela obra estiveram no local fazendo a medição do forro, que será trocado para depois refazer a fiação. O atual material será trocado por PVC, que foi encomendado de uma fábrica em Tapejara. A entrega do material estava prevista para a tarde de ontem, mas um problema em uma das máquinas da fábrica atrasou a entrega, que ficou para os próximos dias. A ideia agora é que tudo esteja pronto no prazo máximo de 90 dias, uma vez que edital determina esse prazo para a conclusão das obras.
O caso
Há cerca de um ano um curto-circuito fez com que toda iluminação da escola se apagasse, inclusive danificando computadores. De lá para cá, os alunos estão estudando em salas de aula escuras e com risco de incêndio. A alternativa para melhorar a visão dos alunos tem sido juntar todas as mesas próximas à porta a sala, que fica aberta para entrar luz. Em cada uma das salas de aula, a média é de apenas três lâmpadas funcionando.
A última reforma na fiação da escola foi há cerca de 20 anos, quando poucos eram os equipamentos utilizados que necessitavam de energia elétrica. "Agora temos sala de computação, além dos setores, que também têm computadores ligados", salienta Janett, que acredita que uma sobrecarga possa ter contribuído para o problema.
Liberada obra na escola Monte Castelo
· 1 min de leitura