Texto e foto: Natália Fávero/ON
Andréia Pilger Lima, de 38 anos se diz apaixonada por artesanato. Ela começou fazendo bordado em tecido, tricô, crochê e outras técnicas criativas. Há dois anos, ela encontrou uma nova arte. Ao assistir um programa na televisão aprendeu a fazer quadros usando a técnica do mosaico, através do papelão. A inspiração nunca mais parou e hoje ela já confeccionou cerca de 70 obras. Além do papelão, começou a reaproveitar embalagens. Para Andréia, a confecção destes quadros é um lazer e ao mesmo tempo uma iniciativa para preservar o meio ambiente.
Os quadros feitos pela artesã contêm, em sua maioria, recipientes de plásticos coloridos, provindos de embalagens de xampu, materiais de higiene e potinhos de iogurte. Os cômodos da casa da artesã têm um toque especial. Os quadros expostos em quase todas as paredes são coloridos e expressam uma inspiração pessoal. Os dois primeiros estão fixados na sala, juntamente com outros seis. Mas, as obras também podem ser encontradas na cozinha, no banheiro e nos quartos. “Sempre gostei de fazer artesanato. Vi esta técnica em um programa de televisão e foi ali que comecei a gostar”, disse Andréia.
Em casa, ela recebe todo o apoio do marido, com quem é casada há 18 anos. Divide a tarefa de artesã com as funções de mãe e dona-de-casa. “A minha filha adora. Sempre elogia os quadros e também já faz os primeiros traços. Acho que ela também tem talento”, comentou a mãe artesã.
A reutilização de embalagens que poderiam ser jogadas no lixo, e que se transformam em artesanato, contribuem para melhorar o meio ambiente. “Tenho mania de reciclar. Em casa separo o lixo e não posso ver papéis jogados no chão. Sempre tento passar estas atitudes em prol do meio ambiente para os meus filhos”, contou. Andréia quer se aperfeiçoar e continuar a fazer os quadros. “Gostaria de fazer Artes Plásticas. Adoro decorar e pintar. A arte sempre me atraiu”, disse a artesã.
“Arte é uma inspiração”
Para confeccionar os quadros, a artesã utiliza papelão reforçado com madeira para dar a sustentação. O desenho é feito na tela e preenchido com recortes pequenos de embalagens coloridas que são colados um a um. O acabamento é realizado com massa corrida e verniz. “Não importa o tipo de embalagem basta ela ser colorida. Só não pode ser transparente”, comentou a artesã. A produção destas obras surgiu como um lazer e acabou virando renda. Ela começou mostrando os seus quadros para os conhecidos que se encantaram pela beleza e diferencial das obras. Hoje, ela já trabalha com muitas encomendas. O artesanato não é uma rotina na vida de Andréia. Ela que tem dois filhos para cuidar, confecciona as obras nas horas vagas. “A arte surge a partir da inspiração”, comentou Andréia.
O que é mosaico?
O mosaico consiste em obras feitas a partir de peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.