Leonardo Andreoli/ON
O caso do trailer abandonado noticiado por O Nacional em dezembro de 2009 ainda não foi solucionado. O bem público permanece estacionado no pátio do 3° 3°RPMon à espera dos responsáveis. Nos próximos dias, o Ministério Público do Rio Grande do Sul deve encaminhar um pedido de informações à Coordenadoria Regional de Saúde. A denúncia foi encaminhada ao MP pelo Gesp (Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas) no final do ano passado, com base nas informações divulgadas pelo jornal.
Na época, o promotor Gilson Medeiros deliberou pela instauração do inquérito civil. O inquérito continua em andamento e em breve a 6ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) deverá ser chamada para prestar informações. Até o momento não é possível afirmar de quem é a culpa. O objetivo é identificar os responsáveis e se houve ato ímprobo.
Até agora, a informação obtida é que o trailer foi recebido pelo 3°RPMon em 22 de agosto de 2003, por solicitação da 6ª CRS, para ficar no lugar por alguns dias. Desde 2005, A BM faz diligência para que a viatura seja retirada do local. Além disso, constatou-se que o trailer pertence à 6ª CRS, porém a carga é da Coordenadoria de Educação de Soledade. A 6ª CRS ainda não recebeu a notificação para prestar informações. Conforme o coordenador Fabiano Bolner, a posição do órgão é a mesma da época da divulgação da matéria: o bem pertenceria à 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Gesp
Conforme o presidente do Gesp, Paulo Fernando Cornélio, a entidade acompanha o caso de perto. A preocupação é para que o veículo não se transforme em sucata. "É um bem importante. Hoje existe defasagem em praticamente todos os setores, não queremos que o trailer chegue a um ponto que não possa mais ser utilizado", complementa. Na próxima semana a entidade deverá redigir um documento solicitando que o bem tenha um destino útil à sociedade e não se deteriore ainda mais.
Trailer
O trailer odontológico apresenta a tinta desgastada pelo tempo, os pneus murchos, algumas sinaleiras quebradas e janelas rachadas. Ele é equipado com cadeira para exames, balcões, pia e dois aparelhos de ar-condicionado.