Natália Fávero/ON
Neste ano, a tradicional Festa de São Cristóvão será realizada coincidentemente no mesmo dia em que se comemora o Dia do Colono. O dia 25 de julho cairá no quarto domingo do mês. Anualmente, a festa é sempre comemorada no domingo mais próximo desta data. A idéia dos organizadores é superar os números do ano passado, já que, a Gripe A adiou a festa que seria realizada em julho para outubro de 2009. São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas e, por este motivo, a participação costuma ser massiva na procissão de veículos que inicia no bairro Boqueirão até a matriz da Igreja São Cristóvão. São esperados cinco mil veículos e cerca de 20 mil fiéis. A festa abrange além da procissão, uma missa solene, a bênção da saúde, um churrasco ao meio dia e atrativos para a comunidade durante a tarde.
A Festa envolve 24 comunidades que fazem parte da Paróquia São Cristóvão, que hoje abrange 8,5 mil famílias e uma população de 37 mil habitantes. A festa é a segunda maior e só fica atrás da Romaria Nossa Senhora Aparecida. Além de Passo Fundo, participam municípios como Carazinho, Marau, Getúlio Vargas, Mato Castelhano, Coxilha e Erebango. Cerca de 60 casais envolvidos com a Igreja trabalharão voluntariamente na festa.
O pároco da São Cristóvão, Wilson Pedro Lill disse que a comunidade participa por dois motivos principais: a fé em São Cristóvão e pela importância do colono e do motorista que produzem e transportam as riquezas produzidas na cidade. “Quando conversamos com os motoristas eles dizem que precisam ter profissionalismo, atenção e boas estradas, e também a proteção divina”, disse o padre.
O padre explicou que São Cristóvão foi uma pessoa orgulhosa que sempre queria servir ao mais forte e nunca se satisfazia. Certo dia, o valente São Cristóvão transportou um menino nas costas e durante a travessia sentiu um peso muito forte. No final, descobriu que estava transportando o mundo inteiro nas costas: era o menino Jesus. “É impressionante a experiência da bênção dos veículos. Os motoristas têm uma fé muito forte. Chegam a colocar a cabeça para fora para receber a bênção”, contou o pároco.
Mil ingressos para o churrasco
Estão programados 2,5 mil quilos de carne para o churrasco que acontece ao meio dia. Os mil ingressos já estão disponíveis na secretaria da Paróquia ou com os organizadores da festa. São espetos com 2,5 Kg, a um preço de R$ 30,00. O pároco informou que o churrasco é bem assado por pessoas entendidas no assunto. “Não vamos colocar mais que mim ingressos para garantir que a carne seja bem assada. Não deixe para comprar na última hora”, informou o padre. Informações pelo telefone (54) 3045-2685.
São Cristóvão protetor dos motoristas
Viveu provavelmente na Síria e sofreu martírio no século III. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com a lenda, ele era um gigante com mania de grandezas. Ele achava que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Soube então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se a serviço deste. Depois, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo. Um ermitão mostrou-lhe que encontraria Cristo através da bondade. Usou a sua força física para transportar pessoas pelo rio. Uma noite, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que ele avançava, o menino pesava cada vez mais, como se carregasse o peso do mundo inteiro nas costas. Diante do espanto de Cristóvão, o menino disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Programação:
- 07h30: saída da procissão do bairro Boqueirão. Participação especial motociclistas Estradeiros do Sul.
- 08h30: chegada da procissão em frente à Paróquia São Cristóvão. Bênção dos veículos.
- 09h50: Recepção das imagens dos padroeiros das 25 comunidades.
-10h: Missa solene (Paróquia São Cristóvão).
- 12h: Churrasco com serviço de copa e cozinha.
- 14h30: Bênção da saúde e objetos religiosos (Paróquia São Cristóvão).
- À tarde: jogos e diversões populares.