Daniela Wiethölter/ON
Após meses de estudos no orçamento do município, a Prefeitura anunciou a contratação de mais 15 agentes de trânsito para fortalecer a guarda municipal. Adicionados aos atuais 55 servidores, a guarda contará com 70 agentes que irão fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito e realizar atividades educativas.
Segundo o coordenador da guarda municipal, César Varizzi, a contratação dos novos servidores ainda não é o suficiente para atender toda a demanda existente. “Precisaríamos de pelo menos o dobro do que temos hoje”, explicou.
Para integrar a guarda de trânsito municipal, os aprovados no concurso têm trinta dias para apresentar documentos. Em seguida, eles devem iniciar o curso de capacitação, que segundo o coordenador, deve ter duração de 320 horas, ou seja, cerca de dois meses. Uma possibilidade que está sendo estudada pela Prefeitura é incluir no curso de formação os atuais 55 agentes de trânsito. “A ideia é aproveitar e reciclar os conhecimentos dos nossos agentes, pois a legislação sofreu diversas alterações desde 2004, quando os últimos servidores foram contratados”, esclareceu.
Escolas
No entanto, as contratações devem reforçar o trabalho nas escolas. Atualmente, somente apenas 14 são atendidas, deixando milhares de crianças expostas aos perigos do trânsito. A grande maioria, segundo o coordenador tem fiscalização dos agentes em sistema de rodízio. “Não temos como colocar um agente em cada escola”, disse. As escolas localizadas em avenidas e nas áreas de maior fluxo de veículos possuem agentes de trânsito diariamente, como no colégio Notre Dame, Círculo Operário e Bom Conselho.
Com os novos servidores, o trabalho de fiscalização deve ser ampliado, especialmente nas escolas que já existe a atuação dos guardas. Hoje, os agentes trabalham exclusivamente na travessia dos pedestres, deixando de lado a fiscalização. “Com apenas um fiscal só podemos trabalhar com os pedestres, deixando de lado a fiscalização dos motoristas, que no período de entrada e saída das escolas acabam realizando manobras ilegais”, afirmou.
Problema antigo
Há dez anos em atividade em Passo Fundo, a Guarda Municipal de Trânsito nunca conseguiu atingir o efetivo suficiente para atender a demanda do município, que hoje passa de 100 mil veículos. Segundo Varizzi, em 2000, quando foi o trânsito foi municipalizado e realizado o primeiro concurso, a previsão era contratar 120 azuizinhos, porém somente 80 assumiram as funções. Quatro anos mais tarde, quando o efetivo já estava reduzido à metade, devido aos afastamentos e saída de servidores, mais um concurso foi realizado e outros 40 foram contratados. Hoje o órgão conta com apenas 55 agentes trabalhando.