Texto e foto: Daniela Wiethölter/ON
Comerciantes de Passo Fundo estão comemorando o fim da obrigatoriedade de usar uma máquina para cada bandeira do cartão de crédito. A mudança está em vigor desde o dia 1°, quando as operadoras passaram a ter de aceitar qualquer cartão de crédito. Antes da mudança, era necessária uma máquina de leitura de cartão para cada bandeira, como Visa, Mastercard ou American Express.
Para os comerciantes, a mudança trouxe economia, pois o equipamento, por ser alugado, gerava uma despesa mensal. Conforme o proprietário da Iza Confecções, Ary Rabello, o custo mensal de aluguel por máquina varia entre R$ 70 e R$ 100, além das taxas cobradas por operação. Em média cada comerciante tem de duas a três máquinas e agora, com a mudança, aumenta a liberdade para escolher a operadora conforme as condições oferecidas.
Além da economia para os lojistas, a unificação dos terminais vai facilitar a rotina dos clientes. "Em algumas lojas, por economia, só era aceita uma marca de cartão, o que muitas vezes inviabilizava a venda. Agora, teremos mais opções e o consumidor também", disse Rabello.
No entanto, Rabello, que é um dos conselheiros consultivos da Câmara de Dirigentes Lojistas, explica que é preciso ter cautela na hora de negociar com as operadoras de cartão de crédito. "Quem já pagou dois aluguéis ou três até agora pode esperar um pouco mais para ter uma vantagem melhor dentro de um mês", disse. Outro alerta da entidade é sobre os contratos de fidelidade que devem ser evitados nesse momento de transição. "É preciso esperar um pouco mais para fechar negócio, pois a concorrência vai fazer com que as empresas reduzam o preço do aluguel dos equipamentos", concluiu.