Menino Deus agora é reserva ambiental

Área é a primeira a ser reconhecida pelo município como patrimônio ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Desde a sexta-feira (2), a área verde de cerca de 6 hectares que fica junto à escola redentorista Instituto Menino Deus é patrimônio ambiental do município. Essa foi a primeira reserva reconhecida pelo Executivo municipal. Além dessa, a reserva Maragato também possui esse status, porém foi reconhecida pelo governo estadual quando o município ainda não estava habilitado a conceder esse reconhecimento.

De acordo com Márcia Bandeira Vargas Muccini, diretora da escola, a área agora é uma reserva particular de patrimônio natural. "A iniciativa partiu da escola e foi acolhida pela mantenedora e pelos poderes Executivo e Legislativo municipais", destaca. Segundo Márcia, na área existe uma nascente do rio Jacuí, além da vegetação nativa.

"Temos projetos de educação ambiental que já são desenvolvidos na área, além de entendermos que a preservação do local é uma questão de responsabilidade social e qualidade ambiental", salienta Márcia. Conforme a diretora, com o reconhecimento como patrimônio, a área poderá ser "utilizada tanto para a educação ambiental quanto para turismo", completa.

O que é
Reserva particular do patrimônio natural, segundo o Ministério do Meio Ambiente é uma unidade de conservação criada em área privada, gravada em caráter de perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação de uma reserva desse tipo é um ato voluntário do proprietário, que decide constituir em sua propriedade, ou parte dela, uma reserva sem que isso ocasione perda do direito de propriedade.

Gostou? Compartilhe