Inverno chega com força nesta semana

Queda na temperatura entre quarta e quinta-feira cria primeira possibilidade de números negativos nos termômetros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Se fosse possível resumir, a próxima semana começaria instável e terminaria instável. Só que não é só isso. Bem no meio da semana, as temperaturas caem radicalmente e apontam para a primeira amostra de inverno rigoroso do ano. Se na segunda-feira o dia amanhece acompanhado por uma garoa e o fim de semana vem com chuva, entre terça e quinta-feira o sul vive dias de frio intenso e tem possibilidade de ver as primeiras temperaturas negativas deste inverno.
Diferente do que estava previsto para este fim de semana - o frio deveria chegar ainda no sábado -, o Estado recebeu ventos do quadrante norte, que trouxeram calor do centro do país e fizeram com que a área de instabilidade não se aproximasse, atrasando a mudança no clima. "Na segunda-feira, inicia um processo de declínio acentuado nas temperaturas, principalmente à noite, marcando mínima de 10ºC e máxima de 18ºC", explica Invegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa.
A terça-feira amanhece com garoa e formação de nevoeiro, podendo fazer mínima de 3 graus, sem passar dos 10ºC. Na quarta-feira o dia inicia parcialmente nublado, com formação de geada forte ao amanhecer, a temperatura mínima que deve ser de zero grau, podendo chegar a -1ºC pela primeira vez em 2010. A quinta-feira se apresenta muito semelhante ao dia anterior, com clima gelado e sem possibilidade de chuva. Na sexta-feira o tempo muda, já que o dia amanhece claro, mas a nebulosidade aumenta durante a tarde, com previsão de chuva para o início da noite. O final de semana deve ser instável, com dias cinzas e temperaturas entre 4ºC e 10ºC. "O restante do mês não deve ser muito diferente, já que o inverno deve se estabelecer e, diferente das temperaturas registradas na semana passada, as máximas não devem passar os 22ºC graus", observa Sampaio.

Gostou? Compartilhe