Prêmio nacional para ambulatório da vila União

Organização no atendimento rendeu distinção nacional conferida pelo Ministério da Saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Atendimento organizado na promoção da saúde e prevenção de doenças é o que tem sido feito no ambulatório do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) que fica na vila União. O serviço oferecido no ambulatório foi avaliado por técnicos do Ministério da Saúde, que está conferindo distinção nacional pelo trabalho prestado pelos profissionais da unidade de saúde. A informação sobre a premiação foi repassada por Geraldo Cunha Curi, do setor de Educação na Saúde, órgão mantido pelo ministério.

Carla Perin Salles, médica do ambulatório, conta que os técnicos que avaliaram o trabalho observaram todas as ações promovidas no local. Atualmente o ambulatório possui 7.444 pacientes cadastrados, que acessam os serviços de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. Além disso, são mantidos diversos grupos de prevenção, como de idosos, gestantes, diabéticos e hipertensos.

Um dos focos do trabalho realizado no ambulatório são as mulheres em idade fértil. Hoje estão cadastradas 2.840 mulheres, que recebem orientações sobre gravidez e filhos. Saúde preventiva também é matéria aprendida na escola. Para tanto, são promovidos encontros nas escolas da região, tudo para levar a mensagem da prevenção à saúde de adultos e crianças.
As formas corretas de atendimento aos pacientes por parte dos cuidadores é outra preocupação dos profissionais do ambulatório. Segundo Carla são realizadas oficinas com as pessoas que prestam atendimento aos doentes. Outra ação da equipe é a visita domiciliar aos pacientes que deixam de comparecer às consultas periódicas agendadas.

Qualidade

Para o secretário de Saúde, Alberi Grando, o prêmio é o reconhecimento dos investimentos que estão sendo feitos pela atual administração nesse setor. “O prefeito Airton Dipp em suas reuniões conosco tem sempre reforçado que a saúde tem que ser destaque, tanto curativa como preventiva, pois uma das propostas da atual administração é melhorar a qualidade de vida de nossa população e é isso que estamos procurando com esses trabalhos, realizados em destaque no ESF e também em diversas unidades que mantemos em Passo Fundo”, destaca.

Gostou? Compartilhe