Descerrada placa do projeto Modernização dos Museus no MHR

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A placa referente ao projeto Modernização dos Museus foi descerrada na tarde de ontem, no MHR (Museu Histórico Regional). O museu, mantido por uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo e a prefeitura, foi um dos três contemplados no Estado, em 2008, no edital de Modernização de Museus do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ligado ao Ministério da Cultura. A reorganização da reserva técnica do MHR contou com o apoio do Iphan e contrapartida da UPF.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Adil de Oliveira Pacheco, destacou a importância do MHR para a cultura e história de Passo Fundo. "A UPF está engajada em ações de diversos setores, entre eles, a cultura, por meio das jornadas, dos museus e dos demais projetos e espaços relacionados. O MHR tem uma importância significativa para o município porque é a memória da região e da própria universidade", disse durante a solenidade. "Nós enquanto universidade, estaremos sempre envolvidos na comunidade, estimulando a cultura, o conhecimento e abrindo espaços para os artistas exporem suas obras", finalizou Pacheco.

De acordo com a coordenadora do MHR, professora Maria Cezária de Britto Ramos, os novos equipamentos e melhorias realizadas no museu contribuíram para que a reserva técnica ficasse nos padrões museológicos. "Com o projeto, o museu ficou em ótimas condições. Os equipamentos foram qualificados com a aquisição dos recursos multimídias", contou. Segundo a museóloga Tânia Aimi Oliveira, o projeto concretizou um sonho. "Desejávamos há tempos ter um espaço adequado para a conservação e organização do MHR. Na verdade é o sonho de todos os museus", garantiu.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Fundação UPF, Adriano Teixeira, o secretário interino de Desporto e Cultura, Paulo Dutra, e o representante da UPFTec, Cristiano Rosa. A solenidade de inauguração da placa referente ao projeto que possibilitou a modernização da reserva técnica do MHR ocorreu em 2010 em função da pandemia da gripe A em 2009, ano em que o processo de modernização foi concluído. A UPTec forneceu suporte na elaboração do projeto.

Gostou? Compartilhe