Redação/ON
Os cerca de 80 adolescentes assistidos pelo programa Bombeiro Mirim agora terão também aulas de informática básica. Mantido e desenvolvido pela Congregação de Nossa Senhora, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), o programa passou a contar, desde sexta-feira, 16, com a parceria do Senac.
O Bombeiro Mirim atende adolescentes entre 13 e 16 anos em situação de vulnerabilidade social. São oferecidas diversas oficinas, como música e marcenaria, por exemplo, além de reforço escolar e acompanhamento psicológico.
Com o Senac foi assinado um acordo de cooperação, em solenidade realizada na Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, nesta sexta-feira, com a presença de representantes da instituição de ensino e colaboradores do projeto. A parceria, firmada através do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, visa oportunizar a formação e inclusão tecnológica dos Bombeiros Mirins.
O convênio irá proporcionar a 40 adolescentes que integram o projeto no turno da manhã, um curso de informática básica, com 60h de duração. Com o curso, os jovens aprenderão a interface do Windows, como utilizar ferramentas do Office, além de navegar pela internet.
Para a diretora da Faculdade Senac, Nara Pires, a colaboração com o programa Bombeiro Mirim, vai ao encontro da proposta da instituição de levar o conhecimento para a comunidade como um todo. “Queremos agregar valor na sociedade. Para tanto, escolhemos o Bombeiro Mirim, por sua efetividade na assistência a estes meninos, para proporcionar esta oportunidade de conhecimento”, explica.
Segundo a coordenadora de Ações Sociais da Congregação de Nossa Senhora, irmã Silvania Ioner, este pode ser um diferencial na vida dos jovens. “Este curso vai dar a vocês um conhecimento fundamental para as suas futuras vidas profissionais. Sabemos que, hoje, o mercado de trabalho já não acolhe quem não tem um bom nível de conhecimento em informática. Vocês estão tendo a oportunidade de melhorar vidas, as suas e das suas famílias”.