Daniela Wiethölter/ON
A umidade e as chuvas não vão dar trégua nesta próxima semana. A previsão é do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, que explica que os fenômenos são associados a um sistema de baixa pressão que provoca a instabilidade na região.
No final de semana choveu quase 40 mm, totalizando 105 mm e 68% do volume esperado para o mês de julho. Para os próximos dias, uma frente fria associada ao centro de baixa pressão deve manter o tempo instável com chuva. Na segunda-feira (19) a temperatura máxima do dia, 15°C, deve ocorrer entre a madrugada e o período da manhã, mas a chegada de uma massa de ar polar à noite, limpa o tempo e provoca declínio das temperaturas, chegando a 7°C.
Na terça-feira (20), o clima chuvoso deve permanecer ao longo do dia, mas as temperaturas entram em declínio à noite. Pela manhã há risco de formação de nevoeiro. A mínima deve ficar em 4ºC e a máxima em 16ºC.
Somente na quarta-feira (21) o tempo muda completamente com previsão de um dia de sol e nuvens. A mudança é causada por uma rápida entrada de ventos quentes e úmidos provocando também uma súbita elevação das temperaturas, mas que favorecem o retorno da instabilidade na quinta-feira (22). Na quarta-feira, a mínima deve ficar em 10ºC e a máxima pode chegar a 20ºC.
Na quinta-feira, há risco de pancadas de chuva e a temperatura volta a cair durante o dia. As temperaturas previstas para devem ficar entre 10ºC e 14ºC. Para a sexta-feira (23), quando chega uma massa de ar fria e seca, a previsão é de tempo estável, sem chuva, com temperaturas entre 6ºC e 16ºC.