Atenção para o novo horário da distribuição de fichas

A partir desta semana, o sistema de distribuição de fichas para as consultas eletivas nos Cais mudou. As pessoas deverão retirar a ficha um dia antes da consulta, a partir das 10h.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Para evitar que as pessoas fiquem na fila durante as madrugadas frias para garantir uma ficha, a Secretaria de Saúde alterou o sistema de distribuição nos Cais de Passo Fundo. A partir de agora, as pessoas devem retirar a ficha para as consultas eletivas, que não são de urgência, para clínico geral, pediatra e ginecologista às 10h, para serem atendidas no dia seguinte. As consultas para especialistas continuam sendo distribuídas de acordo com uma programação fornecida pela secretaria fixada na entrada dos Cais.

No sistema antigo, as fichas começavam a ser distribuídas às 8h e as pessoas chegavam durante a madrugada para garantir o atendimento. O primeiro dia do novo atendimento foi na terça-feira. Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, o sistema funcionou dentro do previsto.  "Não tivemos nenhuma reclamação. Ainda é cedo para fazermos uma avaliação", disse Grando.

A partir de agora as fichas serão retiradas às 10h e a consulta será no dia seguinte. As pessoas terão que se deslocar mais de uma vez para serem atendidas. Grando disse que esta medida foi tomada com a equipe que realiza os atendimentos. Um dos cinco Cais da cidade já teria implantado este sistema e refletiu bons resultados. "Achamos que é melhor as pessoas se deslocarem duas vezes nos Cais, do que passarem a madrugada no frio. Nunca vamos agradar a todos. Estamos tentando atender um pedido da maioria da população", explicou o secretário da Saúde.

A secretaria de Saúde já realizou diversas tentativas de resolver os problemas das filas em frente aos Cais. No ano passado, por exemplo, as fichas passaram a ser distribuídas no Ginásio Maggi de Césaro, mas em vez de distribuir todas em um local, a secretaria resolveu dividi-las entre os cinco Cais. As fichas distribuídas para as consultas eletivas, não são de urgência e o secretário ressaltou que os atendimentos de emergência e de urgência deverão ser feitos nos hospitais da cidade.
Grando disse que se o sistema não é definitivo, dependerá da aprovação da comunidade. Outras informações através do telefone (54) 3316 1000.

Gostou? Compartilhe