Em uma solenidade na manhã deste sábado, no auditório da escola, a Prefeitura entregou o Decreto assinado pelo Prefeito Airton Dipp à direção do Instituto Menino Deus reconhecendo uma área de floresta nativa de 6 hectares do educandário como Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Prestigiaram o ato, autoridades estaduais e municipais, como o vice-prefeito Rene Cecconello, e secretários Clóvis Alves, do Meio Ambiente, Alberi Grando, da Saúde, Vera Vieira, da Educação, e Giovani Corralo, do Gabinete.
Na oportunidade, o ecologista e professor da UPF Jaime Martinez exibiu vídeos sobre a preservação do meio ambiente no mundo e conclamou a todos a se unirem em favor do planeta, registrando que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. O secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Alves, lembrou que essa é a primeira reserva particular reconhecida por um município gaúcho graças a uma lei aprovada em 2009 pela Câmara de Vereadores. Emocionado, ressaltou a importância da contribuição do Instituto Menino Deus e pediu que outras pessoas e empresas se engajem nessa verdadeira cruzada em favor da vida.
Clóvis Alves repassou mensagem do Prefeito Airton Dipp que, na sexta-feira, assinou contrato de financiamento com o BID, em Brasília, acentuando que parte dos recursos será investida no meio ambiente do município visando ao desenvolvimento sustentável. Ele também informou que nos dias 26 e 27 próximos estará em Passo Fundo um consultor do Ministério do Meio Ambiente, que vai visitar 15 áreas passíveis de serem incluídas em algum programa federal de preservação. Ele também entregou uma placa à direção da escola com a mensagem do Decreto Municipal que reconhece a área do instituto como RPPNM.
A diretora do Menino Deus, Márcia Vargas, agradeceu à ação do município em reconhecer a RPPNM e historiou ações que a instituição vem fazendo ao longo dos anos em favor do meio ambiente. Já o vice-prefeito Rene Cecconello destacou a importância do ato e lembrou que a natureza é finita e ações como essa contribuem para o prolongamento da vida de todos. Rememorou investimentos da atual administração na melhoria da qualidade de vida da população, como os recentes recursos conquistados junto ao BID, a renovação do contrato com a Corsan, que prevê em 3 anos coleta de esgoto para ao menos 50% da população, até chegar à universalização do sistema durante o transcorrer do convênio, entre outros avanços.
O bispo emérito Dom Urbano Algayer procedeu à benção ao Instituto Menino Deus. Estiveram presentes, também, o vereador e ambientalista de Porto Alegre Beto Moesch e a presidente da Associação dos proprietários de RPPNs do Estado, Ana Maria Juliano, entre outros.