A quarta maior companhia aérea do país, Azul, anunciou nesta terça-feira a aquisição de novos aviões para reforçar a frota e aumentar os destinos da empresa. A Azul, que atualmente atende 21 cidades do país, adquiriu 20 novas aeronaves ATR 72-600 para aumentar sua malha doméstica regional, que atualmente vinha sendo desenvolvida com a frota de jatos Embraer 190 e 195. Quatro cidades do país devem incorporar os roteiros da empresa até o final do ano. Na coletiva de imprensa, o presidente-executivo da Azul, Pedro Janot, não confirmou o ingresso de Passo Fundo entre as quatro novas rotas da empresa, mas sinalizou a importância das rotas regionais e a importância do município no sul do país. Conforme o presidente, na operação dos ATRs, a Azul pretende utilizar aeroportos atualmente pouco movimentados, sejam eles operados pela Infraero, Estado, ou prefeituras, que normalmente possuem pistas de pousos menores, mais compatíveis com o modelo. Janot evitou dar detalhes sobre destinos ou preços, mas citou como exemplos as cidades de Criciúma (SC) e Passo Fundo (RS).
David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da Azul, comentou: "É um grande momento para todos nós na Azul. Nosso compromisso com a nova frota de ATR 72-600 é servir ainda mais cidades no vasto território brasileiro, ligando comunidades menores a cidades maiores, com a perfeita conectividade entre os jatos Embraer e os novos ATRs. Isso permite à Azul ganhar ainda mais impulso em seu crescimento acelerado, a nossos clientes se beneficiarem de um serviço superior com passagens aéreas a preços acessíveis, e o país como um todo ganha, especialmente nos novos mercados, que vão receber esta nova geração de aeronaves amigas do meio ambiente, os modernos turboélices."
O investimento inicial foi de 850 milhões de dólares. Os 20 novos aviões, configurados para 70 passageiros, iniciam a operação no segundo semestre de 2011. A companhia tem atualmente uma frota de 18 aviões Embraer e deverá encerrar o ano com 26 aeronaves. Com a ATR, a companhia aérea tem 41 pedidos firmes, além de opções e direitos de compra para outras 40 aeronaves.
Azul
A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 21 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus, Goiânia, Porto Seguro, São Paulo, Cuiabá e, em agosto, Brasília.
Voos de Passo Fundo
Atualmente o município conta com duas empresas em atuação no aeroporto Lauro Körtz. A NHT trabalha com 11 rotas, incluindo cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Avianca tem voos para Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Petrolina, Porto Velho, Recife, Salvador e São Paulo.