Nova Reitoria é empossada

Professor José Carlos Carles de Souza assume a cadeira de reitor da maior instituição de ensino da região Norte do Estado a partir de hoje

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bruno Todero/ON

Um grande desafio e uma gigantesca responsabilidade. Com estas duas palavras o professor José Carlos Carles de Souza resumiu o sentimento ao receber, na noite de ontem, o diploma de reitor da Universidade de Passo Fundo para o quadriênio 2010/2014. A transferência do cargo de reitor, vice-reitores, além da posse dos novos diretores das unidades acadêmicas aconteceu em solenidade realizada no Centro de Eventos da universidade, com a participação de mais de 500 pessoas.   
A nova Reitoria é composta ainda pelos vice-reitores de Graduação, professora Neusa Henriques Rocha; de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leonardo Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Lorena Consalter Geib; e Administrativo, professor Agenor Dias Meira Júnior. Eles foram eleitos em pleito realizado no dia 26 de maio, obtendo 35,53% dos votos, em uma eleição histórica, onde concorreram quatro chapas e votaram 11.147 professores, alunos e funcionários.
Em seu discurso, José Carlos lembrou a trajetória dentro da UPF, onde começou como aluno, passou a professor até chegar à direção do Curso de Direito, que o projetou enfim para a Reitoria. O novo reitor falou ainda sobre a relação que tem com os outros professores da instituição, frisando que pretende contar com todos para a melhor administração da universidade. “Hoje não tem vencido nem vencedores. Hoje não há ressentimento. O que há é um grupo de professores imbuídos na mesma causa: a Universidade de Passo Fundo”, afirmou.

O professor destacou ainda que o diálogo e a autonomia, duas das premissas da chapa durante a campanha, irão nortear o trabalho da nova Reitoria de hoje em diante, junto com a busca constante pela maior inserção da instituição na comunidade. “A partir de amanhã (hoje), primeiro dia da nossa gestão, estaremos a disposição de todos os integrantes da universidade dentro da proposta de que faremos uma administração calcada no diálogo, e de portas abertas”, finalizou.

Legado de desenvolvimento

O ex-reitor, professor Rui Getúlio Soares, em seu discurso, destacou as conquistas obtidas durante os dois mandatos em que esteve a frente da UPF, de 2002 a 2010. Falou sobre as parcerias firmadas e agradeceu o trabalho de todos que participaram da administração durante estes oito anos. Por fim, avaliou como positiva sua passagem e traçou uma trajetória igual para a nova reitoria. “Não tenho dúvidas de que estamos deixando como legado uma universidade moderna, equilibrada, uma universidade que recuperou sua imagem junto a comunidade”, disse. “Só tenho a imaginar que daqui para a frente a universidade vai continuar nessa caminhada de desenvolvimento, de progresso, sempre preocupada com a comunidade regional”, concluiu.

Unidades acadêmicas
Como primeiro ato do novo reitor à frente da gestão da UPF, José Carlos Carles de Souza diplomou os novos diretores das unidades acadêmicas: na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, tomou posse Hélio Carlos Rocha; na Faculdade de Artes e Comunicação, o professor Cassiano Del Ré; na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Eloi Dela Vecchia; na Faculdade de Direito, o professor Nelson Ribas; na Faculdade de Educação a professor Eliara Levinski; Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Márcio Leiria; na Faculdade de Engenharia e Arquitetura o professor Vagner Alves Guimarães; na Faculdade de Medicina, Adroaldo Baseggio Mallmann; na Faculdade de Odontologia a professora Maria Salete Sandini Linden; no Instituto de Ciências Biológicas a professora Jurema Schons; no Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Cristiano Roberto Cervi; e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a professora Rosani Sgari Szilagyi

Gostou? Compartilhe