Recenseadores do IBGE realizam treinamento

Censo 2010 inicia no dia 2 de agosto. São 209 pesquisadores os responsáveis por coletar informações sobre a vida dos passo-fundenses

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Em duas semanas os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam a visitar os cerca de 100 mil domicílios do município, com a meta de coletar informações sobre a vida dos passo-fundenses. No entanto, antes de começar o trabalho, as 209 pessoas que foram aprovadas e classificadas nas provas objetivas participam durante esta semana de um treinamento presencial, de caráter eliminatório e classificatório. O curso preparatório iniciou na última segunda-feira (19) e segue até sábado, quando o grupo passa por mais uma etapa de seleção, onde serão testados os conhecimentos adquiridos durante a capacitação. O candidato que não obtiver o mínimo de 40% será eliminado.
Segundo o agente censitário, Israel Borges, o censo será realizado em Passo Fundo por 190 recenseadores. O perfil dos candidatos é bem amplo. Desde jovens com 18 anos até idosos com quase 80. O nível de escolaridade e a experiência profissional também são diferenciados, o que facilita o contato com a população que será pesquisada nos próximos quatro meses. "Temos candidatos com primeiro grau até pós-graduados", disse Borges.
Entre as perguntas, o Censo 2010 vai reunir dados sobre relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. Os recenseadores vão coletar as informações em 100% das residências urbanas e rurais do município. A pesquisa será realizada durante os sete dias da semana e nos três turnos do dia, onde cada pesquisador organiza seus horários. "O pesquisador vai receber pelo número de domicílios atendidos. Além disso, ele poderá agendar o melhor horário para atender os moradores", explicou. Se houver dificuldade em agendar o atendimento, os moradores podem responder aos questionários pela internet. Para isso, o entrevistado deve receber do recenseador um "e-ticket", com nome para acesso, senha e o site onde as questões estarão disponíveis.

Informatização

Segundo o agente censitário, diferentemente do último Censo, realizado em 2000, o novo levantamento será totalmente informatizado. Na pesquisa presencial as informações serão lançadas em um computador de mão (PDA), por isso um dos principais objetivos do treinamento é ensinar como usar o equipamento onde serão inseridas as respostas dos questionários do IBGE. Nos últimos Censos os dados eram preenchidos a mão e os resultados da pesquisa poderiam levar meses. "Não haverá papel nesse Censo, o que vai facilitar a divulgação dos dados", disse.
Aposentada há dois anos e com 65 anos, Zeli Ireni Berger é uma das 209 candidatas a recenseadora no município. Ela explica que trabalhar no Censo vem de uma motivação pessoal. "Eu estava parada em casa, sem trabalhar, coisa que estava desacostumada. Participar do Censo vai ser bom porque vou caminhar muito pela cidade, conhecer lugares e pessoas", disse. No treinamento, Zeli recebeu informações sobre a cidade, as técnicas da pesquisa e ainda sobre o funcionamento do computador de mão. "Estou tento dificuldade, mas eu sei que vou aprender", disse. Mas para a aposentada a maior motivação para seguir no trabalho é prestar um serviço ao país. "Quero participar porque eu sei que posso prestar serviço à Nação. O Censo é retrato panorâmico do país, muito importante para definir as políticas econômicas e sociais", finalizou.

Passe livre para recenseadores
O vereador Patric Cavalcanti (DEM) está encaminhando ao Poder Executivo uma indicação para que seja dado passe livre aos recenseadores do IBGE. De acordo com ele, são cerca de 200 profissionais que vão trabalhar no Censo 2010 por um período temporário e que arcam com as próprias custas com os valores de transporte. Segundo o vereador, o benefício já foi concedido no Censo anterior e poderia ser dado novamente.

Como identificar o recenseador
Os recenseadores estarão uniformizados, com uniforme crachá e equipamentos identificados com a marca do IBGE. Para confirmar se o pesquisador é mesmo funcionário do IBGE, o morador pode solicitar o número do crachá do pesquisador e consultar no site ou ligar para o número 0800 721 8181.

Tipos de questionário
O Censo 2010 é formado por dois tipos de questionário: o básico e o de amostra. O questionário básico traz perguntas sobre o perfil dos moradores (sexo, idade, cor ou raça, educação, rendimento) e dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, abastecimento de água, esgotamento sanitário, existência de energia elétrica, destino do lixo). O questionário de amostra, aplicado a um número menor moradores, contém as perguntas do questionário básico e questões sobre características dos domicílios e dos moradores (religião, deficiência física ou mental/intelectual permanente, migração, estado civil, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, entre outras). Outra novidade nesse Censo é a consulta sobre o registro de nascimento das crianças de até dez anos. O objetivo é que essas informações orientem políticas públicas e campanhas de registro civil.

Gostou? Compartilhe