Passo Fundo terá a partir do dia 31 de julho novo agente consular da Itália. Ivanio Susin, natural de Passo Fundo, está envolvido com atividades em prol dos italianos há anos, tendo iniciado, primeiramente, como voluntario, no Instituto de Assistência Social dos Italianos (IASI), em Porto Alegre. O evento de posse de Ivânio Susin está marcado para sábado, às 20h, no Salão Nobre do Clube Comercial.
O passo-fundense acredita que a citação do seu nome para assumir o importante cargo, indicação de várias autoridades locais e da capital do Estado, se deve ao envolvimento com as atividades iniciais no IASI, o que o levaram ao Comitato degli Italiani al Estero/RS., onde atuou por mais de seis anos, num trabalho desenvolvido com outras várias pessoas, todas eleitas por suas comunidades para as atividades. "Naquela oportunidade, desenvolvi trabalhos relativos ao lazer, relacionamento com autoridades brasileiras, cultura; questões burocráticas de cidadania. Enfim, fazendo um ponto de ligação entre autoridades brasileiras e italianas", acrescenta.
Calculando que cerca de 2/3 da população de Passo Fundo é descendente de italianos, Susin relembra um pouco da história da sua família, tendo o avô vindo, aos oito anos de idade, em 1876, da cidade de Fonzaso para Caxias do Sul, e a avó, ainda bebê, da mesma forma, vindo da cidade de Montebelluna, ambas no Norte da Itália. Em 1907 os avós de Ivânio Susin chegam em Passo Fundo, onde tiveram quatro filhos, entre os quais, seu pai, Ivo Susin.
A Agência Consular Italiana de Passo Fundo, que é uma extensão do Consulado Geral da Itália, de Porto Alegre, tem uma área de abrangência extensa, se iniciando no município de Cruz Alta, e indo até Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, na divisa com o Estado de Santa Catarina. "A expectativa para o evento do dia 31 é grande, até porque estamos com presenças importantes já confirmadas, como é o caso do Cônsul Geral da Itália, Franchesco Bárbaro, entre outras autoridades, além de delegações de vários municípios, como Carazinho, Marau, Tapejara, entre outros, e associações italianas, além de políticos ligados à cultura italiana", ressalta Susin, que não esquece de enfatizar a "honra de assumir tal cargo em Passo Fundo".
Ivanio Susin foi vice-presidente da Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul - ACIRS, na sua fundação; participou, como voluntário no Instituto de Assistência Social aos Italianos no Rio Grande do Sul (IASI/RS); Participou no Comitato degli Italiani al Estero/RS, como cooptato, entre os anos de 1992 e 1998.