Natália Fávero/ON
A Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) tem possibilidade de assumir a coleta de lixo em Passo Fundo. A empresa pública já realiza parte do serviço de transporte coletivo urbano na cidade e agora está estudando a condição de prestar mais este serviço. Além da Codepas, outras quatro empresas particulares apresentaram propostas. O anúncio da rescisão do contrato entre o município de Passo Fundo e a empresa Nova Era, foi feito na tarde de quinta-feira. A medida foi tomada pelo prefeito Airton Dipp, devido às falhas constantes no recolhimento do lixo. O Ministério Público continua investigando e deverá acompanhar os tramites para a contratação de uma nova empresa. A Nova Era continuará recolhendo o lixo até que uma nova empresa assuma os serviços.
Segundo o diretor presidente da Codepas, Claudemir Bragagnolo, ainda não há nada definido, mas a empresa pública tem chances de assumir a coleta do lixo na cidade. A Codepas já fez estudos na área do Meio Ambiente, inclusive dos contêineres que deverão ser instalados na cidade. "Não sei se é grande a expectativa, mas que há a possibilidade da Codepas assumir", revelou Bragagnolo.
A possibilidade da Codepas assumir o recolhimento do lixo foi considerada positiva pelo diretor presidente. Segundo ele, a empresa pública tem condições e isso modernizaria o sistema de recolhimento e destinação final do lixo na cidade.
Em relação, ao maquinário necessário para prestar o serviço, Bragagnolo disse que há duas formas de ser adquirido, através da compra ou da locação. "A Nova Era não deverá sair imediatamente, isso nos daria um tempo. Dentro de 60 dias podemos prestar este serviço", disse o diretor presidente da Codepas.
Codepas
A Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) é uma empresa pública de direito privado instituída pelo município de Passo Fundo mediante a Lei Municipal nº 2.115, de 1º de novembro de 1984. A companhia faz parte da descentralização administrativa como um órgão da administração indireta do Governo Municipal e foi criada para atuar em diversas atividades econômicas por determinação do seu objeto estatutário. O seu capital é exclusivamente público, tendo a Prefeitura Municipal de Passo Fundo como acionista majoritário.
Nova Era terá prazo para o fim dos serviços
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves informou que a Nova Era realizará os serviços até que uma nova empresa assuma a coleta do lixo em Passo Fundo. A notificação da rescisão do contrato será feita na segunda-feira (26/07), pela Procuradoria Geral do Município (PGM). A prefeitura estipulará um prazo, que ainda não foi definido, para a empresa Nova Era encerrar as atividades e realizar os tramites legal. "A empresa tem direito a defesa, mas caberá à prefeitura acatar, o que seria difícil no momento", explicou Alves.
Além da Codepas, quatro empresas particulares já apresentaram propostas para a Secretaria do Meio Ambiente. A expectativa é para que na próxima semana, a secretaria, o prefeito e o núcleo gestor do município avaliem as propostas.
MP acompanhará os tramites
O promotor Paulo Cirne informou que o Ministério Público continuará investigando as falhas no recolhimento do lixo. O processo foi aberto na quarta-feira, após vários bairros não terem sido atendidos pela empresa Nova Era, que culminou com um morador depositando o lixo da sua residência em frente à porta principal da prefeitura. Cirne disse que a rescisão do contrato não é suficiente para resolver o problema. O Ministério Público manterá a investigação para averiguar que os problemas serão solucionados. "Este seria apenas um indício de solução. É necessário saber qual a alternativa o município utilizará para fazer uma coleta eficiente", disse o promotor.
O MP já teria solicitado informações para a Secretaria do Meio Ambiente e a partir destes dados continuarão acompanhando o desenrolar do processo de contratação de uma nova empresa.
Comissão da Uampaf acompanha o caso
Uma comissão da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) foi formada em 2008 para trabalhar a questão da falta de recolhimento de lixo na cidade. Na próxima semana, a Uampaf terá uma reunião com o prefeito e deverá abordar o assunto. O presidente da Uampaf, Antonio dos Santos aprovou a atitude da prefeitura. "Finalmente o município resolveu romper com a Nova Era. Defendemos que a coleta deveria ser pela Codepas que é uma empresa pública e tem condições de prestar o serviço", disse Santos.
Marau sofre atrasos na coleta
A Nova Era também atua em Marau. Em entrevista à Rádio Alvorada AM, o diretor comercial da empresa, Rudimar Vedana, reconheceu que há problemas no serviço de recolhimento de lixo na cidade e disse que os motivos dos atrasos seriam devido ao crescimento do município e à falta de um roteiro de coleta atualizado. Em relação à rescisão do contrato com o município de Passo Fundo ele preferiu não se manifestar, mas disse que haveria em Passo Fundo, uma "guerra de empresas".
Codepas faz estudo para assumir coleta de lixo
· 3 min de leitura