Festa de São Cristóvão quer reunir cinco mil motoristas

Procissão inicia às 7h30 de domingo do Bairro Boqueirão. Cartões do churrasco estão à venda por R$ 30

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

s organizadores da Festa de São Cristóvão esperam receber cerca de cinco mil veículos e mais de 30 mil pessoas neste domingo (25), durante a quase cinqüentenária procissão em homenagem ao padroeiro dos motoristas.  Realizada há 49 anos pela comunidade da paróquia São Cristóvão, a festa deste ano terá procissão, carreata, benção, churrasco e venda de bolos, reunião dançante e missas.

A programação começa no sábado (24) às 6h30 da manhã com a preparação do salão e da alimentação que será oferecida durante a festa. Na organização, participam 60 casais, além de crianças e jovens da comunidade que na tarde desta sexta-feira (23) trabalharam na preparação de cinco mil sacolas contendo água benta, uma fita e um brinde que serão distribuídos aos motoristas durante a procissão.

No sábado, o trabalho será concentrado na preparação do salão e na produção das saladas, bolos, pudim. O churrasco está à venda ao custo de R$ 30 o espeto com 2k de carne. Os ingredientes foram doados pela comunidade. No total estão programados 2,5 mil quilos de carne para o churrasco e cerca de 300 bolos e pudins, que poderão ser adquiridos por fatias ou inteiro.

No domingo, a partir das 7h30, a procissão sai do bairro Boqueirão, em frente a GB Guindastes, com carreata dos motoristas levando a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. A imagem do padroeiro deve chegar à comunidade às 8h30, quando dois padres darão a benção aos motoristas até às 13h45. Às 10 horas, na igreja Matriz, acontece uma missa aos devotos. Na paróquia São Cristóvão, haverá benção da saúde às 14h30 e missa às 19h. Entre as 13h e 17h30, os fiéis podem participar de uma reunião dançante, sorteio de brindes e aproveitar saborear os pratos oferecidos pelas doceiras da comunidade.

Conforme o pároco da São Cristóvão, Wilson Pedro Lill, todos os anos a participação da comunidade é maciça. “Os fiéis querem homenagear São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, responsáveis por produzir e transportar as riquezas produzidas na cidade”, disse. A Festa envolve 24 comunidades que fazem parte da Paróquia São Cristóvão, que hoje abrange 8,5 mil famílias e uma população de 37 mil habitantes. A festa é a segunda maior e só fica atrás da Romaria Nossa Senhora Aparecida.  Além de Passo Fundo, participam municípios como Carazinho, Marau, Getúlio Vargas, Mato Castelhano, Coxilha e Erebango.

Programação:
07h30: saída da procissão do bairro Boqueirão
08h30: chegada da procissão em frente à Paróquia São Cristóvão. Bênção dos veículos
09h50: Recepção das imagens dos padroeiros das 25 comunidades
10h: Missa solene (Paróquia Matriz)
12h: Churrasco com serviço de copa e cozinha
14h30: Bênção da saúde individual e objetos religiosos (Paróquia São Cristóvão)
À tarde: reunião dançante, sorteio de brindes, jogos e diversões populares
17h30 – encerramento da festa
19h – missa (Paróquia São Cristóvão)
Informações pelo telefone (54) 3045-2685

Gostou? Compartilhe