Grupo de canto cultiva música alemã

Descendentes e conhecedores da língua alemã podem participar do grupo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Com o objetivo de cultivar as raízes, 15 descendentes de alemães criaram um grupo de canto com repertório na língua alemã. A ideia surgiu em meados de 2009, quando a Associação Cultural Alemã de Passo Fundo organizava um culto ecumênico em alemão em comemoração aos 185 anos da imigração no país. O grupo iria se apresentar no evento com músicas típicas, porém, devido à epidemia da gripe H1N1, o culto acabou sendo cancelado.

Mesmo sem o evento, o grupo manteve os ensaios e aos poucos foi ganhando novos integrantes. Há cerca de dois meses os ensaios passaram a ser quinzenais. Segundo a tesoureira da Associação e integrante do grupo de canto, Liselote Bratz Reinehr, o grupo conta com a participação pessoas de diversos segmentos da sociedade, como aposentados, bancários, comerciantes, engenheiros-agrônomos e donas de casa. "Temos cantores entre 30 e mais de 80 anos, todos falam e leem em alemão, o que facilita os ensaios", disse.

Comandado pelo Irmão Aloísio Bruxel, coordenador do Lar de Nazaré, o grupo já se apresentou em duas oportunidades durante a Semana das Etnias, evento promovido pela Secretaria da Cultura. Liselote explica que o grupo está aberto a novos integrantes que conheçam a língua alemã. Mais informações com o vice-presidente da entidade, Renato Scharnderg, pelo telefone (54) 3581-3626.

A associação também mantém um grupo de danças típicas da cultura alemã. Formado por oito crianças entre 10 e 14 anos, o grupo foi criado há dois anos e já se apresentou em diversos eventos na cidade.

Gostou? Compartilhe