Redação ON
Dentro dos próximos meses os motoristas atendidos pela rede Sest Senat terão à sua disposição uma clínica de fisioterapia completa. Segundo a coordenadora da Promoção Social do Sest Senat Passo Fundo, Joseane Santin, clínicas parecidas serão instaladas em todas as unidades do sistema no Brasil.
Ela explica que a fisioterapia é uma necessidade para o motorista. “Em função da profissão, eles passam muito tempo sentados, na mesma posição, percorrendo distâncias muito longas. Em função da otimização de tempo e recurso não toma as medidas básicas que é parar de tempos em tempos e redirecionar a postura, o que acaba trazendo alguns problemas crônicos”, explica. Essa realidade foi revelada por uma pesquisa desenvolvida pela CNT e que serviu de base para a instalação das clínicas pelo país.
Prevista para o final de setembro, a clínica de fisioterapia do Sest Senat terá como foco a ortopedia. “Iremos trabalhar os problemas resultantes da má postura e da reabilitação postural”, observa.
Joseane observa que a grande maioria dos motoristas não têm conhecimento que muitos de seus problemas são decorrentes de uma postura inadequada. “Não é nada incomum ouvirmos queixas de dores lombares e na articulação em função do tempo que se passa na mesma posição”, diz.
A grande novidade é que o tratamento poderá ser feito em qualquer uma dessas clínicas. “A fisioterapia é um trabalho continuado e quando falamos disso para um público flutuante como o motorista, sempre há dificuldades”. Por isso, o Sest Senat atua em rede e todas as informações dos pacientes estarão disponíveis em um sistema que poderá ser acessado de qualquer lugar do país.
Além da clínica de fisioterapia será instalada a clinica de psicologia, com ênfase nas dependências químicas, um grave problema enfrentado pelos motoristas. O consultório de psicologia irá funcionar como suporte nas empresas, auxiliando na avaliação do profissional no momento da contratação.
Sobre o Sest Senat
O Sest Senat é um serviço social do transporte, que tem como público alvo o motorista, seja ele com vinculo empregatício em empresas de transporte ou motorista autônomo.
Hoje na área de saúde, o sistema oferece oftalmologista, cardiologista, clínico geral e médico do trabalho, sendo que nessa área é realizado nas dependências no Sest, eletrocardiograma, acuidade visual, audiometria e exame clínico admissional e demissional. O Sest possui convênio ainda com laboratórios para realização de exames complementares.
Na área odontológica, o sistema conta com seis profissionais em todas as especialidades. Agora passará a contar também com fisioterapia e psicologia.
Motoristas terão assistência fisioterápica e psicológica
· 1 min de leitura