Aeroporto à espera de melhorias

Peças do caminhão de combate a incêndios ainda não chegaram no Brasil. Reformas na pista e instalação de esteira rolante para bagagens devem ficar prontas até final do ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Cumprindo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Regional Lauro Körtz receberá até o final do ano diversas adequações. Com recursos do governo do Estado, os investimentos ultrapassam os R$ 3 milhões, incluindo o alargamento de parte da pista, a instalação de uma esteira rolante para bagagens no terminal e de painéis indicativos de voos e ainda a aquisição de um caminhão de combate a incêndio.

Segundo o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado, Fernando Magalhães Coronel, o governo já contratou as empresas para a aquisição do caminhão e dos painéis. O caminhão será entregue pela Triel HT, empresa de Erechim responsável pela montagem do equipamento e treinamento da equipe. O prazo para a entrega encerra no final de agosto, no entanto, a empresa aguarda ainda a chegada do chassi e da caixa de câmbio, que foram importados da Áustria. O valor investido é de R$ 1,265 milhão. Antes de entrar em funcionamento o equipamento ainda passará por vistoria e a equipe do Corpo de Bombeiros receberá treinamento. "Tudo indica que o equipamento seja entregue dentro do prazo", disse. Coronel explicou que já está em fase final a instalação dos painéis indicativos de voos. A previsão é de que sejam instalados nos próximos dois meses.

A reforma da pista contempla a ampliação do taxiway, faixa de pista em que a aeronave realiza as manobras de decolagem e aterrissagem. O início das obras ainda depende da finalização do processo licitatório, o mesmo ocorre para a aquisição da esteira rolante, que também aguarda a definição da data de abertura das propostas.

Segundo o diretor, a previsão é de que até o final do ano todos esses investimentos no aeroporto estejam prontos, quando devem iniciar os estudos para a construção de um reservatório de água e a instalação de um hidrante para abastecer o caminhão para combater incêndios. Os investimentos são uma antiga reivindicação do Comando Regional de Bombeiros.

Gostou? Compartilhe