Redação ON
Com o Rio Grande do Sul em estado de alerta neste domingo, por conta da possibilidade de formação de um ciclone extratropical na região oeste, Passo Fundo sentiu um pouco da força dos ventos apenas durante a tarde, quando estes atingiram 60 km/h, bastante distante dos ventos de 100 km/h previstos para a região central e o litoral do estado até o fim do dia. Constante desde a noite de sábado e persistindo durante toda a madrugada, o vento chamou atenção da população, mas passou sem causar estragos.
Após um fim de semana assim, a segunda-feira amanhece com chuva, tendo mínima de 6ºC e máxima sem passar dos 14ºC, com ligeiro declínio de temperatura durante a noite. No dia seguinte, uma massa de ar frio deve entrar na região e o sol predomina. Com máxima de 3ºC e mínima por volta dos 18ºC, o dia começa com geada e entra em elevação de temperatura somente à tarde. A quarta-feira é marcada pela formação de nuvens a partir da tarde e a criação de possibilidade de chuva entre a tarde e a noite, com temperaturas entre 10ºC e 20ºC. Na quinta-feira, o clima segue parecido, ficando entre claro e parcialmente nublado, porém sem chuva. A mínima deve ser de 12ºC e máxima não passa de 21ºC. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa, Invegdonei Sampaio, o atraso da chegada do fenômeno La Niña demonstra instabilidade. "Como o La Niña era para ter início em julho e não aconteceu, daqui para frente é a quantidade de chuva que vai determinar o clima das próximas semanas", explica Sampaio.
Umidade
Sobre a umidade que vem se fazendo presente nos lares da população e incomodando as donas de casa, Sampaio explica que desde o dia 16, quando fez muito frio, tivemos praticamente todos os dias temperatura acompanhada pela umidade relativa do ar em 100%, o que influencia na sensação. "Como lá fora a umidade é muito alta, dentro de casa, em ambientes fechados, essa umidade aparece mais, principalmente em banheiros, garagens, onde há azulejos, lajotas. Ela está em todos os lugares, no ar, mas se mostra principalmente nestes ambientes". A sabedoria popular diz que um dos modos mais eficientes para diminuir a umidade é a limpeza com álcool, já que faz a água evaporar.