Município dá prioridade para Codepas

Quase dez empresas privadas interessadas já procuraram a Secretaria do Meio Ambiente para assumir a coleta de lixo em Passo Fundo, mas o município está dando prioridade para a empresa pública Codepas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A Codepas está recebendo prioridade do município para assumir a coleta de lixo em Passo Fundo. Cerca de dez empresas já procuraram a Secretaria do Meio Ambiente interessadas em prestar o serviço, mas a preferência é da Companhia de Desenvolvimento por ela ser uma empresa pública. O diretor presidente, Claudemir Bragagnolo entregou dados técnicos para a prefeitura e agora está realizando um estudo de mercado para avaliar os investimentos e custos necessários. A Empresa Nova Era, terá um prazo de 30 dias para realizar os tramites de rescisão do contrato com a prefeitura e enquanto isso continuará recolhendo o lixo na cidade.

O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, informou que a Nova Era ratificou a notificação e a prefeitura concedeu um prazo para que a empresa rompa o contrato com os funcionários que realizam a coleta de lixo na cidade. Alves disse que a empresa garantiu a prefeitura que os serviços serão prestados com eficiência até a chegada da nova empresa.
Empresas privadas já procuraram a secretaria, mas Alves afirmou que a prioridade é da Codepas. “É uma empresa com capital público e seria mais viável. Os lucros ficariam nos cofres públicos do município e os funcionários seriam contratados, a princípio, emergencialmente. Depois, um concurso seria aberto para contratação definitiva”, disse Alves. Em relação à nova licitação, Alves informou que se a Codepas apresentar condições e for à escolhida, será necessário apenas uma licitação para o destinação final do lixo e não mais para a coleta.

Codepas
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), Claudemir Bragagnolo informou que esteve reunido com o prefeito Airton Dipp, na manhã de ontem, para entregar os dados técnicos da empresa pública que está concorrendo com empresas privadas para assumir a coleta de lixo em Passo Fundo. Até sexta-feira, a Codepas deverá entregar um estudo financeiro que contenha custos de equipamentos, pessoal e manutenção.

Problemas de recolhimento
A Secretaria do Meio Ambiente recebeu reclamações de problemas de recolhimento ontem, em parte dos bairros Independente, São Cristóvão II e Cohab I. Alves disse que a empresa Nova Era alegou que o problema aconteceu pela falta de experiência de alguns funcionários de outras cidades que estão atuando em Passo Fundo e ainda não conheciam as ruas.

Gostou? Compartilhe