Muzar apresenta Circuito Tela Verde de cinema

Filmes serão exibidos de 27 a 29 de julho e são abertos à comunidade

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde realiza seu segundo ano de exibição. O programa realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura disponibiliza para as Salas Verdes e Pontos de Cultura mais de 50 vídeos.

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), por meio da Sala Verde Itinerante, e em parceria com as Secretarias do Meio Ambiente e de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas/SEMA e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, inicia o programa de exibição dos filmes no dia 27 de julho, terça-feira. Toda a comunidade pode participar.

O Circuito tem como objetivo promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre o meio em que vivem; levar filmes sobre a temática a setores excluídos dos circuitos dos festivais de vídeos ambientais, produções premiadas e/ou de reconhecida importância para conscientização socioambiental; e estimular a produção de materiais pelas próprias comunidades, sendo eles jovens, crianças e adultos, que conseguem olhar seu meio e traduzir, em processo educomunicativo, em linguagem de áudio e vídeo.

Durante os dias 27, 28 e 29, a programação para exibição dos filmes no prédio do Muzar, Campus I, seguirá uma programação: às 14h, será realizada uma visita à exposição “Muzar conta sua História”. Na sequência, às 14h30min, inicia a exibição dos filmes, que será seguida pro troca de idéias. Às 16h, a organização propõe um Lanche Coletivo - a sugestão é de que cada participante traga o lanche para socializar com o grupo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8316.

Programação e sinopses dos filmes

Dia 27 de julho de 2010 – terça-feira

- Perigos no caminho das tartarugas – 8:33 (desenho animado)
O desenho animado é um roteiro da publicação Almanaque Clubinho da Tartaruga. O conteúdo apresenta o Projeto Quelônios da Amazônia – PQA e sua trajetória, caracteriza a metodologia de trabalho e apresenta os resultados positivos para a conservação dos quelônios da Amazônia. Apresenta a proposta do Projeto Clubinho da Tartaruga por meio de um enredo literário com a turma do Clubinho da Tartaruga e dos personagens Pedoc e Nemis. Incentiva a participação infantil para as questões ambientais a partir das tartarugas.

- Jovens lideranças ambientais – 6:23
Em um projeto aprovado pela ONU, jovens tentam mudar o meio ambiente em que vivem a partir de ações comunitárias e envolventes e se tornam lideranças na comunidade onde moram.

- O copo – 2:36
O vídeo mostra um diálogo entre um copo descartável e um copo plástico, onde são contados os benefícios e malefícios de cada personagem dando ênfase ao desperdício do copo descartável.

- Até quando – 3:46
Um homem acorda, de repente, e percebe que o planeta está morrendo. Quanto tempo ainda resta?

- Caminho das águas – 22:07
Panorama da água na natureza; Como O Rio Grande do Sul gerencia suas águas; Região hidrográfica do Rio Uruguai; Região hidrográfica do Guaíba; Região hidrográfica da Bacia litorânea; Como preservar os serviços ambientais?

Dia 28 de julho de 2010 – quarta-feira
- Detetives do rio – 7:04
O que é meio ambiente? Qual a importância da água? Qual a história do Rio Paraguai? O que as pessoas sabem sobre ele? O que eu sei sobre ele? Estes foram alguns dos questionamentos que guiaram as Oficinas de Educação Ambiental realizadas com um grupo de crianças brasileiras e bolivianas, alunas da escola Arte Moinho Cultural Sul Americano, no município de Corumbá – Mato Grosso do Sul. Um breve relato por meio de vídeos, fotos, desenhos e depoimentos, das percepções e interpretações que envolvem uma paisagem.

- Jardim botânico – 13:27
O Jardim Botânico de Brasília possui 4.500 ha. de Unidade de Conservação do Cerrado brasileiro aberto ao público. É um lugar de rara beleza do Cerrado que cerca o planalto central. Criado em 8 de março de 1985, o JBB passou por muitas reformas a fim de alcançar os objetivos almejados: ser uma área protegida do Cerrado, um espaço de pesquisa, educação ambiental e lazer para a população.

- Sid sementinha – 6:30
Ciente de seu compromisso com a preservação ambiental o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material elétrico de Caxias do Sul, através de sua Comissão de Meio Ambiente, lança este importante trabalho voltado para crianças que têm como objetivo servir para uma reflexão social a respeito da necessidade de se preservar o meio ambiente e garantir um futuro melhor às próximas gerações. O vídeo apresenta o personagem Sid Sementinha, protagonista deste vídeo, que dá dicas de como preservar o meio ambiente no dia-a-dia.

- Mutum-madeira – 12:51
Antes árvores, agora tábuas. Serra gira e movimenta uma cidade feita de madeira. Quem destrói a floresta? Madeireiros: vilões ou mocinhos? Serra que corta, serra que desmata, serra que alimenta, serra que constrói casa e sonhos.

- A árvore da vida – 10:41
A carnaúba alimenta, veste e abriga o povo Tapeba há séculos. Hoje os grandes carnaubais estão na mão de posseiros. A terra demarcada pela FUNAI ainda não foi homologada. É neste cenário conflituoso que o índio José Augusto parte todos os dias para retirar dos carnaubais o seu sustento.

Dia 29 de julho de 2010 – quinta-feira
- Um passeio entre contrastes – 18:53
O filme apresenta a realidade de uma pequena área protegida municipal, com todos os seus potenciais, problemas e desafios. Para mostrar o que ocorre na área, utiliza a abordagem de levar o expectador a um passeio pelo local.

- Visitação Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - 12:28
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha. do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

- Elos da água – 9:00
O vídeo “Elos da Água” foi criado com o objetivo de sensibilizar autoridades, estudantes e público em geral, para o problema da diminuição da quantidade de água de nascentes, córregos e rios, provocada pela falta de planejamento no uso e ocupação do solo. Os municípios filmados são das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- PCJ, mas trata-se de um problema que se estende por diversas regiões do Brasil e do mundo.

- O patrimônio natural e a degradação do rio – 8:13
Na expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas, o Projeto Manuelzão assumiu o papel correspondente a uma agência de desenvolvimento regional com eixo na gestão ambiental das águas e no desenvolvimento sustentável. Os caiaqueiros, seguindo a sua rota fluvial executaram uma delicada costura entre os pólos municipais e as sub-bacias hidrográficas onde atua o Projeto Manuelzão.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UPF

Gostou? Compartilhe