Para fazer carreira

Passo Fundo figura em 42º lugar na lista das 100 melhores cidades brasileiras para construir a vida profissional

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bruno Todero/ON

Pelo quarto ano consecutivo, Passo Fundo aparece no ranking da Revista Você S/A como uma das 100 melhores cidades do país para fazer carreira. Na região Sul, o município é o nono mais bem colocado, ficando a frente de Santa Maria, Rio Grande e Pelotas, por exemplo. Já no Estado, a capital do Planalto Médio aparece na quarta posição, atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas. Em comparação aos anos anteriores, em 2007, quando passou a integrar a lista, a cidade aparecia na 54ª posição. No ano seguinte, subiu dois postos e em 2009 figurava em 44º na lista. Este ano, trocou de posto com Santa Maria, assumindo a 42ª colocação.

Para compor o ranking, a revista considera três indicadores: vigor econômico, oferta de cursos de graduação e pós-graduação e oferta de serviços de saúde. Diante destas referências, a pesquisa revela quais são os principais polos de crescimento e os setores mais aquecidos de cada região. Coordenado pela Fucape (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças), o levantamento está na nona edição.  

No ranking 2010, as capitais do Sudeste mantêm as melhores posições, com São Paulo em 1º lugar, Rio de Janeiro em 2º, Vitória em 4º e Belo Horizonte em 6º. Contudo, a cada ano é cada vez maior a presença de cidades consideradas de porte médio, entre 100 e 500 mil habitantes, que asseguram um emprego de qualidade, com bons rendimentos aliado à qualidade de vida de uma cidade do interior. É o caso de Passo Fundo. Com o nono maior PIB do Rio Grande do Sul, a cidade foi, junto de Porto Alegre, a que mais gerou empregos no Estado em 2009. E o melhor, grande parte da mão–de-obra agregada é local. “Há cidades que preparam os profissionais para atuar em outras regiões, mas Passo Fundo pode se orgulhar de formar e manter talentos atuando no mercado local, e com boa remuneração. É isso o que demonstra a pesquisa da revista: aquele profissional com bom currículo, com boa formação, pode ficar e crescer na cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin.

Para ele, o crescimento econômico, puxado pela instalação de grandes indústrias na cidade, principalmente nos últimos cinco anos, pode ser considerado um dos principais fatores para a evolução no ranking vivida por Passo Fundo. “A cidade vinha se preparando para colher estes frutos. Somos um polo de prestação serviços, de educação, de saúde. Nossa indústria cresce ano após ano. Tudo isso resulta em mais oportunidades para quem quer fazer carreira na cidade”, completa o secretário.

Atraindo talentos
Além de garantir a formação de profissionais com capacidade de absorção no mercado local, Passo Fundo experimenta um momento econômico capaz de atrair talentos externos. É o caso do gerente industrial da BSBios, Moisés Soares Alves, de 52 anos. Natural de São Paulo (SP), trabalhou durante 32 anos no segmento petroquímico, como coordenador de produção, até que, em 2007, deixou para trás a trajetória em uma estatal para gerenciar uma empresa que recém se lançava no mercado. “Achei por bem encerrar aquele ciclo e começar um novo. Acreditei no projeto da BSBios, na mudança de vida, em Passo Fundo. No início tive um certo receio, mas hoje posso dizer que fiz a escolha correta. Primeiro porque a acolhida na cidade foi muito boa. E segundo porque a empresa, que era uma aposta, hoje é uma das maiores do país no segmento”, comenta. Alves gostou tanto da cidade que está construindo residência e assumiu a vice-presidência do Esporte Clube Passo Fundo. 

Passo Fundo subindo no ranking
2007    53ª
2008    51ª
2009    44ª
2010    42ª

As melhores na região Sul
1    Porto Alegre (RS)
2    Curitiba (PR)
3    Florianópolis (SC)
4    Itajaí (SC)
5    Londrina (PR)
6    Maringá (PR)
7    Caxias do Sul (RS)
8    Canoas (RS)
9    Passo Fundo (RS)
10    Santa Maria (RS)
11    Joinville (SC)
12    Blumenau (SC)
13    Rio Grande (RS)
14    Pelotas (RS)
15    São José (SC)
16    Bento Gonçalves (RS)
17    São José dos Pinhais (PR)
18    Cascavel (PR)
19    São Leopoldo (RS)
20    Chapecó (SC)
Fonte: Você S/A

As melhores no país
1    São Paulo (SP)
2    Rio de Janeiro (RJ)
3    Barueri (SP)
4    Vitória (ES)
5    Porto Alegre (RS)
6    Belo Horizonte (MG)
7    São Caetano do Sul (SP)
8    Campinas (SP)
9    Curitiba (PR)
10    Brasília (DF)
36    Caxias do Sul (RS)
38    Canoas (RS)
42    PASSO FUNDO (RS)
44    Santa Maria (RS)
57    Rio Grande (RS)
63    Pelotas (RS)
73    Bento Gonçalves (RS)
84    São Leopoldo (RS)
92    Novo Hamburgo (RS)
Fonte: Você S/A

Gostou? Compartilhe