Rondonistas de todo o Brasil participam, em julho, de três operações do Projeto Rondon, promovido pelo Ministério da Defesa. A UPF (Universidade de Passo Fundo) classificou três projetos neste semestre, entre eles, para a Operação Mamoré, na cidade de Buritis, Rondônia, com a participação de alunos e professores de diferentes cursos.
A Operação Mamoré iniciou no dia 16 de julho e se estende até 1º de agosto. Pela UPF estão coordenando os trabalhos as professoras Ana Maria Migott e Vera Haas. As outras duas operações, Catirina, na cidade de Joselândia, Maranhão, e Rei do Baião, na cidade de Afrânio, Pernambuco, encerram no final deste mês.
O projeto
O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Além disso, a iniciativa busca aproximar esses estudantes da realidade do país e contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, concentram-se nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Todas as informações referentes ao Projeto Rondon podem ser obtidas no endereço eletrônico www.defesa.gov.br.