Denúncia contra maus-tratos a cavalo

Uma carroça com cerca de 600 quilos estaria sendo puxada por um cavalo na rua XV de Novembro. O veículo foi recolhido pela Secretaria do Meio Ambiente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

A carroça estava carregada com cerca de 350 quilos de sucatas de alumínio e levava mais duas pessoas. O peso total do veículo chegava a quase 600 quilos. No momento do flagrante, o proprietário da carroça tinha levado o animal para casa, porque o cavalo não teria conseguido puxar a carroça carregada, que foi recolhida pela Secretaria do Meio Ambiente.

A carroça com as sucatas foram apreendidas pela secretaria na rua XV de Novembro, por volta das 17h30. Segundo dados científicos, um cavalo apto para exercícios de tração teria de ter peso superior ou equivalente a 350 quilos. Com esse peso, ele poderia carregar uma carga equivalente à do seu peso. Segundo a funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, Zulma Marques, esse é um problema que se repete em Passo Fundo. "Esses animais são obrigados a carregar quase sempre mal alimentados e com ferraduras fora de condições, o que acaba ocasionando a triste cena de ver esses animais caindo nas nossas ruas", disse Zulma.

Até o dia de ontem, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, já apreendeu 12 cavalos vítimas de maus-tratos. Eles são encaminhados ao hospital veterinário, por meio do Projeto SOS Cavalo de Carroça, e após encaminhados para adoção. Os proprietários são autuados por maus-tratos conforme a lei de crimes ambientais.

Gostou? Compartilhe