Redação ON
Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix será a primeira irmã com alma gaúcha a ser canonizada. De naturalidade austríaca, Bárbara viajou quase 60 dias em busca do sonho de criar uma congregação voltada a atender as pessoas mais necessitadas. No início do século era proibido criar ordens religiosas na Áustria, assim, ele imigrou para o Brasil com mais 21 companheiras.
Em 1849, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a primeira congregação feminina de vida ativa no Brasil. A ordem foi criada para atender crianças órfãs e abandonadas, além de idosos e pessoas marginalizadas. No total, a congregação possui 852 irmãs que atuam em nove países em projetos de educação, saúde, pastoral, missões, formação e projetos sociais. No Brasil, está presente em 14 estados, com sede em Porto Alegre.
Em Passo Fundo, a congregação mantém atividades há quase 50 anos, quando as primeiras irmãs chegaram à cidade para trabalhar no seminário Menino Deus. De 1993 a 2005, a irmãs trabalharam na Casa de Retiro da Diocese e, desde o ano 2000, é a mantenedora da Casa de Formação Comunidade Betânia. Segundo a coordenadora da comunidade, irmã Marilene Goi, a casa é composta por quatro irmãs que trabalham no projeto social Gerando Vida, realizado na comunidade Santa Isabel, no Bairro Lucas Araújo. Para a irmã, a canonização de Bárbara Maix representa a importância da mensagem e da sua proposta de vida, fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo aos mais diversos recantos.
Bárbara Maix foi reconhecida pelo papa Bento XVI como santa no final de março deste ano, após a publicação do decreto do milagre atribuído à intercessão da religiosa através da cura completa do menino Onorino Ecker em julho de 1944. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau provocadas por água fervente.
A beatificação de Bárbara Maix está agendada para o 6 de novembro, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. A partir das 13h30 estão programados shows artísticos e às 15h30 acontece a celebração eucarística de beatificação, celebrada por um cardeal designado pelo papa Bento XVI.