Glenda Mendes/ON
Quem olhou para os termômetros na tarde de sexta-feira (30) certamente teve dificuldades para acreditar que a estação é inverno. No centro da cidade, a temperatura chegou na casa dos 27ºC. Em pleno mês de julho, a paisagem na cidade era de um típico dia de verão, com pessoas tomando sorvete e usando roupas leves. Nada de casacões, mantas ou agasalhos pesados para suportar o calor.
Mas as temperaturas altas devem ir embora já no sábado (31), quando a região também deverá passar por fortes chuvas. "Hoje tivemos a temperatura mais alta do mês, 26,2ºC. Na cidade certamente deve ter chegado aos 27ºC. No dia 6 de julho tivemos 26ºC", comenta Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo. Mas junto à alta temperatura, a tarde de sexta-feira registrou o início dos ventos, já de intensidade moderada, que indicavam um sábado de chuva.
"No sábado as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva por vezes forte, rajadas de vento de intensidade moderada e não se descarta a queda de granizo em áreas isoladas no Rio Grande do Sul", projeta Sampaio. As temperaturas devem ficar entre 14ºC e 20ºC.
Por isso, o domingo (1º) se inicia ainda com garoa ou formação de nevoeiro, "mas no decorrer do período, devido a uma frente fria de intensidade forte, vamos ter um acentuado declínio na temperatura, já com formação de geada no sul e no oeste do Estado", explica o observador. O registro das temperaturas máxima e mínima é que fica um pouco diferente no domingo. De acordo com Sampaio, entre a manhã e a tarde, os termômetros devem marcar entre 10ºC e 14ºC. Entretanto, ao anoitecer, a temperatura começa a cair e aí então deve haver registro da temperatura mais baixa. "A temperatura mínima não vai ocorrer na madrugada, vai ocorrer à noite. Poderemos ter, por volta das 21h, temperatura na casa dos 5ºC ou 6ºC, salienta Sampaio.
Agasalho no domingo
A queda na temperatura do domingo à noite pode pegar desprevenido quem não se agasalhar, pois a temperatura mínima vai acontecer à noite, e não na madrugada. "Pessoas que vão trabalhar na noite de domingo e no amanhecer de segunda-feira, devem, além de sair bem agasalhadas, levar agasalhos, porque a tendência é que segunda-feira (2) a temperatura fique entre zero e -1ºC na madrugada e a máxima não deve passar dos 10ºC", alerta o observador.
Geada na segunda-feira
Conforme Sampaio, a segunda-feira amanhece com geada de intensidade forte, mas a temperatura entra em elevação. Assim, depois de um amanhecer gelado no dia 2, a terça-feira deve ser de volta da área de instabilidade, com o retorno da chuva para a região.
Chuvas
Até a tarde de sexta-feira, dia 30 de julho, a chuva do mês ficou em 187,1 milímetros. Esta quantidade é 22% acima da média de julho que é de 153,4 milímetros. Em julho do ano passado, segundo dados repassados pela Embrapa Trigo, foram registrados 222 milímetros de chuva.