Censo começa a visitar 70 mil domicílios

Entrevistas domiciliares do Censo 2010 do IBGE começam nesta segunda-feira em Passo Fundo. 190 recenseadores serão responsáveis por traçar o novo perfil da cidade

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Uma nova cidade. A partir desta segunda-feira (2), um novo perfil de Passo Fundo começa a ser traçado quando inicia a coleta de informações do Censo 2010. Trabalho árduo para 190 recenseadores que deverão visitar cada um dos mais de 70 mil domicílios da cidade, seja no centro e na zona rural, batendo de porta em porta, com chuva ou com sol e para entrevistar moradores de boa e de má vontade.
Realizado a cada dez anos, o Censo 2010, promete ser um agente de transformação na vida das pessoas e também uma revolução tecnológica na captação das informações e na divulgação dos resultados. Políticas públicas, como o número de consultas com especialistas, são estabelecidas pelo Ministério da Saúde com base no número de habitantes de uma cidade. Assim como o número de vereadores que são responsáveis pelo legislativo municipal.

Computadores de mão
Segundo o coordenador do Censo em Passo Fundo, Jorge Benhur Bilhar, diferentemente das últimas edições, as informações serão lançadas diretamente em computadores de mão, o que facilitará a apuração do perfil da população, as características socioeconômicas dos domicílios e como são e como vivem os moradores da cidade. Além disso, é com base no censo 2010 é que serão norteados o planejamento público e privado da próxima década. Por tudo isso, Bilhar reforça a colaboração da população. “O importante é ajudar para conhecermos melhor o nosso país”, disse.

Questionários
Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, com em questionários que terão de 108 quesitos, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado, de 37 perguntas, nos restantes. Entre as perguntas, o Censo 2010 vai reunir dados sobre relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. O questionário mais simples poderá ser respondido em 10 minutos, já o de amostra depende do número de moradores, podendo levar até uma hora de duração.

Pesquisa a domicílio
Os recenseadores vão coletar as informações em 100% das residências urbanas e rurais do município. A pesquisa será realizada durante os sete dias da semana e nos três turnos do dia, onde cada pesquisador organiza seus horários, mas também conforme a disponibilidade dos moradores. Cada recenseador tem uma meta a ser cumprida, que em Passo Fundo é de cerca de sete questionários diários.  Se a meta não for cumprida, o trabalhador pode ter o contrato rescindido antes do final do trabalho. Outra novidade é que o pesquisador vai receber pelo número de domicílios atendidos, questionários respondidos e pessoas recenseadas. Logo, se não cumprir a meta, o salário reduz. “Para facilitar o trabalho, será possível agendar o melhor horário para atender os moradores”, explicou o coordenador.

Pela internet
Se houver dificuldade em agendar o atendimento, os moradores podem responder aos questionários pela internet. Para isso, o entrevistado deve receber do recenseador um "e-ticket", com nome para acesso, senha e o site onde as questões estarão disponíveis. No entanto, Bilhar alerta que a pesquisa pela internet só será realizada em casos especiais e que os cidadãos terão apenas sete dias para

Responder o questionário.
Como identificar os recenseadores
Segundo Bilhar, os recenseadores poderão ser identificados pelo colete azul, boné e crachá de identificação com identificação do IBGE e o computador de mão para as entrevistas. Além disso, o nome e o número da matrícula que constam no crachá de identificação do recenseador podem ser confirmados através de ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181 ou consultados no site do IBGE (www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php). Em Passo Fundo, o escritório do Censo está localizado na Avenida Presidente Vargas, n° 100 – 1° andar, telefone 3313-8877.

Abertura oficial
O trabalho dos recenseadores inicia hoje pela manhã com a entrega oficial dos uniformes, crachá e computador de mão. A partir da tarde, eles começam a coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Para marcar o começo dos trabalhos, o escritório regional do IBGE vai promover um mutirão de entrevistas com os vereadores, pouco antes de iniciar a sessão plenária dessa segunda-feira.

Dimensões do Censo 2010

Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
Número de municípios: 5.565
Número de domicílios: 58 milhões
Número de setores censitários: 314.018
Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão
Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea

Gostou? Compartilhe