Daniela Wiethölter/ON
A maior pesquisa populacional do país iniciou oficialmente ontem (2) em Passo Fundo. Pela manhã, o IBGE formalizou a contratação dos novos recenseadores. À tarde eles receberam os uniformes e o computador de mão. Segundo o coordenador do Censo 2010, Jorge Benhur Bilhar, nesta primeira semana os recenseadores começam a visitar os domicílios acompanhados dos supervisores. No total, são 190 recenseadores e 25 supervisores.
Para a realização da pesquisa, o município foi dividido em 300 áreas, onde cada recenseador será responsável pela aplicação dos questionários em aproximadamente 350 domicílios. Conforme Bilhar, nesta primeira etapa a estratégia será pesquisar as áreas difíceis e com maior número de habitantes. "É uma forma de testar os nossos recenseadores para ver se eles realmente vão conseguir finalizar o trabalho", explicou. O coordenador revela que as dificuldades aumentam especialmente no centro, onde é complicado encontrar os moradores em casa e nos bairros mais violentos e vulneráveis.
Entre as novidades desta edição do Censo, os recenseadores estarão identificados com colete, boné, crachá e computador de mão. "É uma medida de segurança para a população. No crachá tem o nome e número de matrícula de cada recenseador e em caso de dúvida, o morador pode ligar para o 0800 7218 181 para confirmar os dados da pessoa", explica.
A comerciante Maria Inês da Silva foi uma das primeiras pessoas entrevistadas no centro pela recenseadora Jéssica Roman e pelo supervisor Ricardo Rossi. Na entrevista, a proprietária de uma loja de trajes de festa informou que possui duas residências na cidade. Durante a semana, Maria Inês mora junto ao seu estabelecimento, no centro da cidade. Nos finais de semana, é moradora da Vila Carmen, onde reside com o filho e o marido. Por isso, o domicílio foi cadastrado como moradia secundária e a pesquisa oficial será realizada nos próximos dias por outro recenseador na residência do bairro. Para Maria Inês, o novo mapeamento será muito importante para o país. "A pesquisa é essencial para conhecer o Brasil em que vivemos", disse a comerciante que recebeu prontamente a equipe. "Não tive nenhum receio, pois eles vieram bem identificados com o uniforme do IBGE", finalizou.
No município aproximadamente 70 mil domicílios serão visitados nos próximos três meses. As entrevistas básicas podem chegar a 15 minutos. Já a pesquisa amostral pode durar 40 minutos. "A cada dez casas iremos realizar a pesquisa amostral que é mais específica nas perguntas", informou Bilhar. As entrevistas terminam no dia 31 de outubro. Em dezembro, devem ser divulgados os primeiros resultados.
Censo na Câmara
A abertura oficial do Censo 2010 em Passo Fundo foi formalizada ontem durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores. O coordenador geral do Censo e um grupo de recenseadores estiveram presentes.
Agendamento e internet
Neste ano, a população também terá a opção de responder o questionário pela internet. Para optar por esta opção, o morador deve fazer o pedido no momento da visita do recenseador que entregará uma carta lacrada com as instruções, código de acesso e senha, que serão únicos para cada domicílio.
Outra alternativa é agendar um horário para receber o recenseador. Quando os moradores não puderem responder o questionário ou quando não houver ninguém em casa, os recenseadores deixarão um contato do IBGE para agendar um horário para a entrevista.
Responder o Censo é Lei
Responder corretamente as perguntas do Censo não é apenas fundamental para que o país tenha informações sobre sua população, mas também uma obrigação legal. A norma vale desde 1968, através da Lei 53.534 e diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até 10 salários mínimos. A mesma lei diz também que todas as informações prestadas são sigilosas e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. As informações recolhidas pelos recenseadores serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.
Censo Demográfico em Tapera
Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Ireneu Orth recebeu em seu gabinete a visita de Fernanda Koheler, Agente Censitária Municipal, e Cássio Leal, Agente Censitário Supervisor, para o anúncio do início do Censo Demográfico no município de Tapera, que deve durar cerca de dois meses. Um trabalho que será realizado por onze recenseadores na cidade e interior.
O prefeito Ireneu Orth enfatizou a importância da população taperense receber bem os recenseadores e passar informações precisas sobre suas situações, para que a radiografia do município seja realizada com eficiência, possibilitando que no futuro os governantes possam encaminhar com mais precisão as ações em nível municipal para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Município será dividido em 300 áreas
· 3 min de leitura