Daniela Wiethölter/ON
A primeira grande onda de frio de agosto provocou queda rápida da temperatura na região Norte do Estado e neve em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre segunda-feira (2) e terça-feira (3). Em Passo Fundo, ontem a mínima ficou em 2ºC, mas a sensação nas ruas da cidade foi -2ºC.
De sexta-feira (30) a domingo (1) a temperatura caiu quase 30°C. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a queda das temperaturas, sentida desde domingo e intensificada ontem foi provocada pela chegada de uma massa de ar polar associada à instabilidade. “A massa de ar polar associada a rajadas de vento reduziram a sensação térmica. Este frio vai permanecer até o final de semana”, disse.
Nos próximos dias a sensação térmica ainda será de temperaturas negativas. Nesta quarta-feira (4), o dia começa com formação de geada e predomínio das nuvens, mas haverá grande variação da nebulosidade, com períodos de aberturas de sol à tarde. A tendência é que a mínima fique também em 2°C e a máxima não deve passar de 12°C.
Na quinta-feira (5), o amanhecer ainda será muito gelado, com temperaturas mínimas próximas de zero grau. As temperaturas devem ficar entre 3°C e 13°C. De sexta-feira (6) a domingo (8), as temperaturas devem ter uma elevação gradativa, quando as máximas não devem chegar a 20°C. Na sexta-feira (6), a mínima aumenta, ficando em 6°C e a máxima não deve passar de 18°C.
Neve no RS
Nos últimos dois dias houve ocorrência neve fraca em Bom Jesus e em Cambará do Sul. Além dos registros oficiais, moradores de Gramado, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes também disseram ter presenciado neve.
O frio associado a um sistema de baixa pressão, instabilidade e o risco de chuva isolada ainda favorece a ocorrência de neve nas próximas 48 horas na serra gaúcha. Nas regiões oeste, centro e sul do Estado, o ar seco e frio favorece a ocorrência de geadas amplas, com intensidade de moderada a forte. Nas demais regiões, a presença do ar mais úmido poderá inibir a formação do fenômeno apesar do frio.