A Secretaria do Meio Ambiente informou que estão avaliando as propostas, tanto da coleta quanto da destinação final do lixo, e que até o final da semana a prefeitura deverá ter uma definição. As licitações ainda não foram publicadas porque há a possibilidade de a Codepas assumir os dois serviços
Natália Fávero/ON
Até o final desta semana, a prefeitura deverá escolher a empresa que assumirá a coleta de lixo em Passo Fundo. O processo de licitação da destinação final dos resíduos ainda não foi publicado porque há a possibilidade de a Codepas assumir os dois serviços. A Secretaria do Meio Ambiente informou que oito empresas apresentaram propostas para prestar o serviço de coleta e que a prioridade continua sendo da empresa pública, Codepas, que deverá entregar o estudo financeiro à prefeitura também nesta semana.
O diretor presidente da Codepas, Claudemir Bragagnolo disse que no momento a empresa não tem condições de assumir as duas tarefas, mas a decisão caberá ao prefeito Airton Dipp.
A divulgação da rescisão do contrato da coleta de lixo entre a prefeitura e a Nova Era aconteceu há quase duas semanas. A empresa tem prazo até o dia 27 para realizar os tramites de rescisão e a direção comprometeu-se a recolher o lixo na cidade até a contratação da nova empresa.
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, informou que até o final desta semana uma empresa deverá ser escolhida. "Se a escolha for por uma empresa privada, o processo será por meio de licitação. Estamos dando prioridade para a empresa pública, e se ela assumir, não será preciso licitação", explicou Alves.
Licitação da destinação final do lixo ainda está sendo avaliada
A licitação para a contratação de uma empresa para a destinação final do lixo está sendo avaliada juntamente com a da coleta do lixo. Segundo o secretário do Meio Ambiente, há a possibilidade de a Codepas assumir os dois serviços e por isso a licitação ainda não foi publicada. A empresa que assumir a destinação final deverá atuar na recuperação do aterro que está com a capacidade esgotada, retirando o rejeito final e providenciando a destinação para outro aterro licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Conforme a proposta, a prefeitura pagará R$ 65 por tonelada.
Codepas
Segundo Claudemir Bragagnolo, o estudo financeiro para a coleta do lixo ainda não está completo. A pesquisa começou a ser feita logo que foi divulgada a rescisão do contrato com a Nova Era. O estudo contém informações sobre os custos de locação de maquinário, pessoal e manutenção e deverá ser entregue na sexta-feira (6).
Nesta semana, os diretores da Codepas estiveram visitando a Codeca, em Caxias do Sul, empresa responsável pelo processo de coleta do lixo na cidade serrana, para conhecer o funcionamento do sistema e esclarecer dúvidas. Bragagnolo informou que eles estão focados apenas na prestação do serviço de coleta e que, no momento, não têm condições de pensar na destinação final, embora não tenha descartado a possibilidade de prestar esse e outros serviços no futuro. "Não temos estudos prontos sobre a célula, e agora não temos capacidade para assumir", informou Bragagnolo.
Codepas pode assumir a coleta e destinação final do lixo
· 2 min de leitura